Uma legislação que coloca o segurado no centro de tudo

0

Em vigor desde setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) visa a proteger os direitos fundamentais do cidadão à privacidade. Por trazer uma série de novos direitos que asseguram maior transparência quanto ao tratamento dos dados, a legislação tem o grande mérito de colocar as pessoas no centro da relação com as empresas com as quais interagem.

Como sabemos, a lei determina diversos deveres estabelecidos às empresas com relação à finalidade da coleta, uso, compartilhamento e proteção das informações e até com relação às violações de segurança e de privacidade. Visando a atender à nova norma, corporações de todos os setores e portes foram desafiadas a olharem para seus modelos de negócio com essa nova mentalidade de proteção, repensando suas políticas e processos, e redefinindo suas escolhas de negócio.

E apesar do longo desafio, a LGPG abriu um leque de oportunidades de melhorias, como o fomento à adoção mais ampla e efetiva de regras de boas práticas de gestão e proteção de dados. A partir dela, passamos a notar que, em muitas companhias, assuntos de segurança da informação, antes restritos aos ambientes mais técnicos, passaram a ser amplamente discutidos pela alta gestão, com executivos patrocinando e viabilizando a incorporação de medidas técnicas e de governança.

A norma também trouxe a oportunidade de aperfeiçoamento das políticas de governança de dados já existentes e de adaptação da cultura organizacional para um ambiente mais consciente da responsabilidade que é coletar tais elementos.

O que me chama atenção é que tais questões se tornaram tão importantes para pessoas jurídicas e consumidores que já é possível notar a valorização de tais conceitos em campanhas publicitárias e nas estratégias de distribuição de produtos e serviços, trazendo-os como vantagem competitiva para a diferenciação de marcas.

Riscos: como conhecê-los e gerenciá-los?

Dentre os riscos cibernéticos, os relacionados à privacidade de dados e, por consequência, o regulatório, também têm se tornado uma crescente preocupação das corporações.

Os profissionais de segurança da informação CISOs, CIOs e CEO's, entre outros, possuem a difícil tarefa de tomar as melhores decisões com relação a alocações de investimentos, tecnologias de segurança e controles para mitigar, transferir ou aceitar certos níveis de ameaças e seus consequentes prejuízos.

Eles devem ter uma visão clara dos perigos a que estão expostos, lançando mão de ferramentas e metodologias respeitadas. Assim, fica mais fácil endereçar estrategicamente cada vulnerabilidade para mitigar e tratar cada risco. A partir desse ponto também é possível definir o apetite das organizações para retê-lo internamente, bem como o de transferi-lo para uma apólice de seguros.

Uma estratégia bem-sucedida desse tipo de gestão necessariamente demanda o conhecimento dos riscos que as companhias têm internamente. Para tal, elas podem recorrer a metodologias de análise de risco de segurança, como a NIST ou a ISO 27001, por exemplo, ou até a um diagnóstico de impacto de negócio, no qual cada risco organizacional é avaliado quanto à probabilidade de ocorrer e em relação aos danos que pode causar.

Dessa forma, as organizações interessadas devem procurar ferramentas para gerir de maneira adequada e eficiente essa questão, buscando conhecimento e proteções de acordo com a legislação vigente e com cada modelo de negócio. Porém, um passo anterior a isso consiste, como falei antes, na tomada de consciência sobre as ameaças que existem dentro da instituição para, em seguida, garantir que haja engajamento da alta administração com a prática da estratégia de mitigação.

Seguro e a privacidade

O Global Risks Report 2021, estudo produzido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) em parceria com a Zurich Insurance Group, as universidades de Oxford e de Singapura e a Marsh & MacLennan, entre outros parceiros, apontou que os ataques cibernéticos estão entre os 5 principais riscos que podem ocorrer no prazo de 2 anos. A título de comparação, na edição anterior, de 2020, eles estavam na 7ª posição em probabilidade – e em um horizonte de prazo mais longo, de 10 anos.

O perceptível aumento de casos de vazamentos de informações pessoais nos últimos anos jogou mais luz sobre esses desafios de responsabilidade civil, de segurança e proteção de dados frente às ameaças cada vez mais presentes no dia a dia de empresas e pessoas – não só no Brasil, mas em todo o planeta.

Nesse sentido, a companhia pode até treinar os funcionários e ter os melhores firewalls e softwares de detecção de intrusões. Mas, no final do dia, ainda pode ocorrer um incidente que afete a rede e cause violação e exposição da vida das pessoas e de instituições parceiras.

Quando isso acontece, a apólice de seguros inclui coberturas de pagamento de custos e despesas para ajudar as corporações a lidarem com a crise e a cumprirem com suas responsabilidades perante as pessoas físicas atingidas.

Caso uma empresa seja responsável por um vazamento de dados pessoais, por exemplo, ela precisa avaliar o impacto à privacidade e aplicar mecanismos de mitigação desses riscos, assim como comunicar à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e, em alguns casos, os titulares a respeito dos vazamentos ocorridos, com as devidas medidas de contenção ou mitigação aplicadas nesses eventos.

Nessas situações, há a necessidade de contratar técnicos para determinar a extensão do dano e de especialistas para mitigar as exposições e auxiliar as companhias a cumprirem seus deveres de transparência/notificação com relação às pessoas físicas. Tais medidas têm o objetivo de reduzir os efeitos negativos da exposição indevida.

Nesse cenário, torna-se fundamental inteirar-se das soluções e coberturas disponíveis no mercado segurador para soluções de proteção de riscos cibernéticos.

A primeira é a de Responsabilidade Civil por Atos de Violação, que inclui pagamento de custos de defesa e danos causados a terceiros, decorrentes de uma violação de segurança de dados por ataque cibernético. A segunda é a Violação de Privacidade, que reembolsa ao segurado os custos e despesas incorridas para responder, como diz o nome, a uma violação de privacidade causada por ataque cibernético, assim como os custos incorridos com investigação, monitoramento de crédito e despesas com atividades de Relações Públicas, e até mesmo a montagem de um call center para cumprir com o dever de transparência com as pessoas físicas, que é uma das exigências da LGPD.

Nesse desafio de proteção de dados, investir em gerenciamento de risco é certamente o melhor caminho. Conhecer as vulnerabilidades que se têm internamente, direcionar esforços e investimentos adequados, ter políticas e métricas que sejam efetivas e aplicáveis a cada modelo de negócio, assim como saber responder em caso de um incidente, vão levar a empresa a ter mais sucesso na tarefa de mitigação. Para tal, as seguradoras podem ajudar, e muito.

Hellen Fernandes, gerente de Linhas Financeiras da Zurich no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.