Publicidade
Início Serviços Call Center Pesquisa indica que chat ao vivo é nova tendência para o atendimento...

Pesquisa indica que chat ao vivo é nova tendência para o atendimento ao consumidor

0
Publicidade

Na trajetória das transformações nas relações de consumo e da omnicanalidade, as empresas se preparam para lidar com um novo tipo de consumidor, o 5.0. O momento pede um atendimento peculiar, de acordo com as necessidades que surgem desse cliente.

Essa tendência tem relação com a segunda parte de um estudo realizado pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares, ao ouvir 408 funcionários de pequenas e médias empresas para entender o panorama do SAC e suas perspectivas sobre o uso de tecnologia no atendimento ao cliente.

Um dos pontos relevantes da pesquisa mostra que atualmente a assistência por telefone continua liderando, mas há a intenção de implementar, futuramente, o atendimento via redes sociais ou por bate-papo ao vivo com um agente. Vale lembrar que na primeira parte da pesquisa do Capterra, 48% dos consumidores demonstraram que o bate-papo ao vivo com uma pessoa (via site ou aplicativos como WhatsApp) seria sua primeira escolha para receber suporte, desbancando inclusive o atendimento por telefone (33%). O resultado evidencia a nova demanda de um consumidor mais digitalizado e voltado a uma experiência instantânea com as marcas. Não à toa, esses suportes aparecem em destaque no estudo.

Outro dado do levantamento mostrou que as empresas estão preocupadas com a melhoria no atendimento. Dos que coletam feedback, segundo os funcionários, 68% dizem que recebem avaliações principalmente positivas e apenas 3% disseram que recebem reviews negativos. Ao receberem feedback negativo, quase dois terços das empresas (63%) investigam para resolver a origem da questão, já 53% dizem que pedem desculpas aos clientes e 31% oferecem algum tipo de compensação.

Um momento importante do estudo identificou o principal desafio da gestão do atendimento ao cliente. Para 24% dos entrevistados, encontrar o software adequado para lidar com os chamados de suporte ainda é um incômodo dessas empresas. Os trabalhadores também citaram como outros desafios a existência de muitos canais de atendimento ao consumidor (21%) e o desgaste na equipe provocado pela pressão dos clientes (19%).

Segundo Marcela Gava, Analista de conteúdo do Capterra, “ter conhecimento sobre a opinião do cliente em relação ao atendimento pode servir de pontapé inicial para a melhoria do setor. É importante destacar que existem diferentes tipos de programas para auxiliar na gestão do setor, com funcionalidades muito variadas, por isso é necessário entender as reais necessidades das empresas e de cada negócio”.

A pesquisa traz ainda outros destaques relevantes investigados pelo Capterra:
• Principais canais de atendimento oferecidos pelas PMEs;
• Características mais valorizadas pelos clientes, segundo os funcionários;
• Percentual de empresas que oferecem serviços de autoatendimento ao cliente;
• Cenário percebido pelos funcionários na experiência de compra e o aumento do número de chamados no atendimento ao consumidor.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile