Publicidade
Início Blogueria Como a Internet das Coisas colabora para o consumo, prática e negócios...

Como a Internet das Coisas colabora para o consumo, prática e negócios do esporte

0
Publicidade

A tecnologia tem possibilitado uma infinidade de mudanças e melhorias nos esportes. Elas vão desde câmeras que conseguem captar melhor cada movimento até sensores modernos em roupas e equipamentos. Se antes um treinador precisava fazer anotações sobre as jogadas para avaliar o desempenho dos atletas, hoje, vários dados estão facilmente disponíveis para uma análise detalhada.

Além de possibilitar a avaliação dos treinadores após a competição e ajudar no parecer dos juízes durante os jogos, a tecnologia influencia na maneira que o esporte é praticado pelos atletas. Informações de saúde, como batimentos cardíacos, além da visualização dos pontos fortes e fracos do competidor podem ajudar a moldar seu treino e definir suas metas.

O uso da Internet das Coisas (IoT) – ou dispositivos conectados por uma rede – traz diversos avanços. Na natação, por exemplo, o contador de voltas passou a ter um display embaixo d’água para facilitar a contagem em certas provas. Quando o nadador toca o touchpad na parede ao fazer sua virada, o sistema automaticamente muda o número de voltas que ainda faltam. Assim, o atleta pode se concentrar somente no nado, sem precisar levantar a cabeça para ver as placas de plástico de contagem.

No futebol, atletas estão usando um top com um dispositivo GPS acoplado, capaz de monitorar o jogador em treinos e partidas, coletando dados como distância percorrida, velocidade média e frequência cardíaca. Com essas informações, é possível saber o rendimento do jogador e, com outras informações médicas, saber quando ele tem um desempenho melhor e quando está suscetível a um desgaste ou lesão.

Na Copa do Mundo de 2014, foi inaugurado um sistema de câmeras para comprovar quando a bola cruzava a linha do gol. Os estádios foram equipados com 14 câmeras de alta velocidade focadas em capturar imagens de todos os pontos dos gols. Assim que a bola cruzava a linha, o sistema enviava a confirmação do gol imediatamente a um relógio que o árbitro usava.

A experiência de visualização das competições também atingiu outros níveis com a tecnologia. Nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, por exemplo, a Intel disponibilizou mais de 50 horas de cobertura para serem vistas em realidade virtual (VR). Através de um aplicativo, era possível vivenciar, por exemplo, a velocidade e a altura das manobras de snowboard com óculos VR ou mesmo em celulares iPhone e Android.

Outro exemplo é o Tour de France, maior competição de ciclismo do mundo, que, por meio de dispositivos GPS instalados embaixo do selim de cada bicicleta, coleta dados e os combina com informações históricas e condições climáticas. A partir da análise dessas informações, gera insights em tempo real sobre a competição, como velocidade média de cada ciclista, distância entre corredores e previsões da corrida. Todas essas informações alimentam plataformas digitais para melhorar a visualização e experiência do Tour pelos fãs.

Quando se fala em assistir as competições nos locais, a IoT também muda a experiência dos espectadores. Redes Wi-Fi, sensores que incluem alarmes de segurança, termostatos, medidores inteligentes e sistemas de tickets eletrônicos tornam o prédio mais inteligente. Isso ajuda na segurança pública, no compartilhamento das experiências das pessoas nos meios digitais, nas informações recebidas pelas emissoras de televisão, e até em um consumo mais inteligente de energia do prédio, reduzindo custos.

Segundo uma pesquisa da Harbor Research, nos últimos anos, a indústria esportiva tem sido uma das principais em termos de desenvolvimento de aplicações da Internet das Coisas, e a receita gerada por essa tecnologia tende a aumentar em 2018.

Os dispositivos conectados da IoT geram mais informações disponíveis, que significam mais precisão e decisões justas nas competições, mais segurança para os espectadores, melhores treinos para os atletas e um melhor acompanhamento da sua saúde, além de experiências de compra e visualização mais satisfatórias e interessantes para os consumidores. Seja para um atleta profissional melhorar seu desempenho, para um atleta amador se motivar com seu progresso, ou para treinadores, espectadores e empresas, a evolução dessa tecnologia está mudando a prática, consumo e negócios dos esportes.

Augusto Panachão, diretor de Soluções e Tecnologia da Dimension Data.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile