Como o 3DS 2.0 vai impactar a sua vida?

0

Nos últimos meses, o tema 3DS 2.0 vem ganhando cada vez mais espaço nas matérias e nos debates relacionados ao mundo do pagamento eletrônico. A solução está realmente transformando o e-commerce brasileiro, aumentando a segurança e melhorando a experiência de pagamento. Mas acho importante fazer um exercício e se colocar no lugar de quem pouco conhece a tecnologia. Afinal, como o novo protocolo impactará o meu dia a dia?

Desta vez, a melhoria no protocolo busca tornar a jornada de compra do cliente muito mais fluida e intuitiva. Os estabelecimentos comerciais terão condições de enviar mais informações da compra aos emissores e isto permitirá que os dados possam ser analisados de maneira rápida e online, e que o portador do cartão seja autenticado de forma silenciosa – sem que haja a interrupção da compra ou seja necessário solicitar alguma informação adicional.

A plataforma de autenticação da Visa foi concebida partindo do momento zero do checkout da loja online, passando pela autenticação e finalizando com a autorização. Onde o 3DS 2.0 entra nesse processo, seja você emissor, estabelecimento comercial ou consumidor final?

  • Estabelecimentos comerciais – eles terão condições de encaminhar mais dados da compra ao emissor do cartão para que possam auxiliá-lo em promover a autenticação sem que ocorra o desafio ao portador. Além disto, o estabelecimento comercial terá a capacidade em identificar com antecedência se o emissor do cartão seguirá com uma autenticação com ou sem o desafio ao portador do cartão, dando mais flexibilidade aos estabelecimentos para seguir fluxos distintos de acordo com a resposta dada pelo emissor.
  • Emissores – o ACS da Visa, conhecido como Visa Consumer Authentication Service, possibilita aos emissores criarem regras para autenticação de acordo com a sua política de risco. Além disso, a plataforma oferece o score de risco da autenticação, insumo importante para guiar o emissor na tomada de decisão para a prática da autenticação silenciosa. Oferece também a aceitação de pedidos de autenticação para a versão 1.0 e 2.0 do 3DS e permite que emissores utilizem a mesma plataforma para empresas como a Visa que adotaram o protocolo. Uma única e poderosa plataforma!

A lição aprendida com a versão 1.0 do 3DS foi bem digerida. Métodos como SMS, Token ou Softoken serão amplamente adotados. Ferramentas como plug-in ou perguntas do nome do seu cachorro na infância deixarão de existir. Já existe também a possibilidade do banco enviar um push para os portadores via app para confirmação da compra ou até mesmo a biometria.

No pedido de autorização, temos uma grande mudança. O método utilizado no processo da autenticação será encaminhado ao emissor no momento da autorização. Isto facilitará para o emissor criar regras mais adequadas para cada método de autenticação. Transações autenticadas, consequentemente, trarão índices de autorizações maiores.

Consumidor final – jornada mais simples no pedido de autenticação. Quando o banco pedir a autenticação ao portador, teremos até duas telas: portador escolhe o meio de autenticação disponível e digita ou confirma o dado solicitado pelo banco. Bem simples, intuitivo e fluido. Da mesma maneira como estamos acostumados em confirmar a nossa autenticidade quando acessamos a nossa conta de e-mail ou rede social.

As mudanças trazidas pelo 3DS 2.0 já são uma realidade. Estamos promovendo pilotos com estabelecimentos comerciais e bancos para aproveitar o melhor desta inovação, que traz inúmeros benefícios na redução de fraudes e na maior conversão de compras. A solução impacta positivamente o consumidor, aprimorando sua experiência de pagamento. Bem-vindos ao futuro do e-commerce!

Juliano Manrique,  diretor de Produtos da Visa do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.