A Joom Pulse, o novo negócio de análise de dados de e-commerce do grupo Joom, teve seu lançamento oficial no Brasil nesta semana, durante o Fórum E-commerce Brasil 2024, e ajudará vendedores de marketplaces a aumentar suas vendas, tomando decisões mais assertivas por meio dos dados e insights fornecidos por sua plataforma, que é baseada em inteligência artificial.
De acordo com o CEO Thiago Flores, o negócio permitirá que os vendedores tenham acesso a informações como número de vendas por categoria, monitoramento de concorrentes e oportunidades de vendas para novos produtos. Tudo isso de forma simples, ao fazer perguntas à ferramenta de IA durante a navegação.
“Estamos criando um produto único no mercado. Não apenas pelo valor que ele entrega aos nossos clientes, mas também porque ele é IA-first. Toda a nossa plataforma é desenvolvida com inteligência artificial como base dessa estrutura, o que é um diferencial significativo, pois fornece dados confiáveis e qualificados e também facilita a tomada de decisões para nossos clientes”, disse Flores.
O CEO também destacou o uso da AWS (Amazon Web Services), que garante toda a estrutura de IA generativa do negócio. Por meio desse recurso, os clientes obtêm análises precisas e rápidas de milhares de dados da plataforma. O trabalho conjunto dos times de tecnologia de ambas empresas é fundamental, segundo Flores, já que “inteligência artificial não é apenas uma camada do serviço, é a base do negócio”.
“Este é apenas o primeiro recurso e também a primeira versão. Ele evoluirá e trará análises diferentes e mais sofisticadas nos próximos meses. No entanto, por meio dele, nossos clientes já podem ver como a Joom Pulse pode ajudá-los, transformando a análise de dados complexos que levariam muito tempo em um trabalho de segundos, o que permite uma tomada de decisão rápida e precisa.” concluiu o CEO.
A Joom Pulse integra o grupo internacional de empresas de e-commerce Joom, que tem atuação em diversos países. Liderado pelo CEO Ilya Shirokov, o conglomerado inclui nomes como Joom Marketplace, JoomPro e Onfy. Shirokov destacou o investimento previsto de 50 milhões de dólares no mercado brasileiro nos próximos cinco anos.
“O mercado brasileiro de e-commerce tem alto crescimento, e a cada dia novos sellers começam as suas operações sem saber como analisar dados e tomar decisões baseadas neles. Isso também vale para os que já atuam no setor, pois análise de dados é um tema muitas vezes desconhecido e complexo. Então, através de uma plataforma de fácil acesso e sempre suportada por IA, vamos tornar essa jornada simples e objetiva, gerando grandes resultados para os clientes brasileiros”, afirmou o CEO do grupo Joom.