Furukawa fornece solução para data center do Parque Tecnológico Itaipu

0

Um parque tecnológico formado por três universidades, nove instituições de pesquisa e agências de desenvolvimento, nacionais e internacionais, 26 empresas privadas e 55 laboratórios e centros de pesquisa. Esse é o complexo que está sendo atendido pelo novo data center da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), para o qual a Furukawa, forneceu parte  da infraestrutura de rede de comunicação.

Localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, o PTI possui uma área construída de quase 50 mil metros quadrados, por onde circulam mais de 6 mil pessoas e que também abriga espaços de eventos e de serviços (correios, agência bancária, ambulatório, lanchonete, restaurantes, etc.), além de incubadora e de um complexo turístico. Para suprir suas necessidades, próprias e dos parceiros, o parque tecnológico dispõe de 390 servidores, 6 mil pontos de rede, 900 ramais VoIP, 211 câmeras IP para monitoramento e segurança, 15,5 quilômetros de fibras ópticas, 120 access point (para acesso à rede wireless), 80 TB de capacidade de armazenamento de dados (e mais 200 TB  para backup), entre outros recursos.

"O data center foi construído como um espaço adequado para abrigar todos os equipamentos da infraestrutura de TIC que atende o complexo do parque tecnológico e prover um serviço de qualidade aos seus usuários", afirma Francisco Vital Dantas Junior, analista de suporte e um dos responsáveis pelo projeto na Fundação PTI. "Por isso, sua construção seguiu as principais especificações nacionais e internacionais para data centers – especialmente, as definidas nas certificações Tier II e Tier III", acrescenta.

A Furukawa forneceu toda a solução de infraestrutura de rede, tanto óptica como metálica, para esse novo data center. Desenvolvida para atender requisitos como modularidade, escalabilidade, eficiência energética, maior performance e facilidade para migrações futuras, a solução ITMAX Furukawa foi instalada no MDA (área concentradora principal) e nas salas de entrada de telecom do centro de dados.

"A instalação foi executada pela integradora Compustar e pela Furukawa, que disponibilizou sua equipe de engenharia para dar suporte ao projeto", destaca João Paulo de Lima Barbosa, analista de suporte da Fundação PTI que também participou ativamente da implantação do projeto. "Recebemos ainda o Certificado de Garantia Furukawa, que garante a essa infraestrutura velocidade e tecnologia para os próximos 25 anos", completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.