Application Delivery Controller: o coração do datacenter

0

O mercado evolui e novas tendências surgem conforme a sociedade se adequa e o impulsiona para o futuro, como por exemplo, o surgimento da Internet e o seu atual momento – onde tudo se faz pela Rede, como o consumo através do e-commerce. Mas claro, com o aumento da presença online, as empresas passaram a enfrentar o desafio da vulnerabilidade aos incidentes de segurança. Se analisarmos essas mudanças, podemos ver que a tecnologia está sempre tentando se adaptar, se antecipar às ameaças e oferecer uma melhor experiência ao usuário. Existem muitas tecnologias presentes no cotidiano das empresas, mas desta vez, o foco é uma que não é tão mencionada, mas não deixa de ser importante: o Application Delivery Controller (ADC).

No início, o ADC era apenas um balanceador de carga. Ou seja, realizava o balanceamento de uma informação da web enviando os dados apenas para o servidor mais conveniente, sem realizar a análise em profundidade do mesmo. Basicamente, sua função de detectar a qual servidor enviar as informações era de acordo com o espaço livre, e seguia uma determinada sequência em relação a outros servidores disponíveis.

À medida que as empresas começaram a crescer tanto em número de funcionários quanto de clientes e, por consequência, em quantidade de informação, os ADC passaram a contar com novos recursos. Assim passaram não só a realizar o balanceamento de carga, mas analisar informações para identificar a maneira de ajudar o usuário a chegar mais rápido ao que está procurando. Outra novidade é o balanceamento de aplicativos, o que é útil para uma maior otimização de servidores, facilitando o acesso remoto às informações corporativas.

Avançando no tempo, chegamos aos dias de hoje, num ambiente de trabalho onde os funcionários estão cada vez mais móveis. Ambiente esse com acesso à informação a partir de qualquer dispositivo, com a computação em nuvem, informações corporativas que se movem com seus funcionários e acesso à Internet a partir de redes diferentes. Portanto, tornaram-se necessários ADCs muito mais robustos e flexíveis, os quais permitem que as organizações cresçam. Neste sentido, hoje um ADC é muito mais do que um balanceador de carga, ele também:

• Melhora a navegação na web;

• Permite o acesso remoto dos usuários às informações que necessitam;

• Tem diferentes níveis de autenticação para proteger as informações;

• Possui um firewall que restringe e protege contra hackers externos;

• É capaz de suportar grandes ondas de tráfego.

Por isso é fundamental identificar os ADCs como aliados incontestáveis dos ??datacenters. Especialmente no caso de empresas que têm um foco online muito forte (e-commerce, home banking, sites de universidades etc.) O ADC é o coração do datacenter, já que organiza e agiliza suas operações para atender as necessidades de negócio e as necessidades de seus funcionários e clientes.

André Gonçalves, Gerente da Área de Cloud Network da Citrix Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.