Após anunciar cisão de unidade de negócios, HP divulga que vai readequar dívidas

0

A HP aproveitou o anúncio da cisão (spin-off) do negócio de computadores pessoais e impressoras da unidade de hardware e serviços corporativos, feito na segunda-feira, 6, para divulgar também que planeja cortar 55 mil empregos com a reestruturação em curso. Em maio deste ano, a companhia havia anunciado que demitiria de 45 mil a 50 mil empregados, o que representou um aumento significativo em relação ao objetivo anterior, que era dispensar 34 mil funcionários. Até agora, a HP já cortou 36 mil empregos, sendo que a redução do número de trabalhadores totaliza 317 mil desde o ano passado.

A HP também deu a entender que grande parte de sua dívida — que estava em US$ 19,8 bilhões no final de julho — recairá sobre a nova empresa de PCs e impressoras, a HP, Inc., e que isso permitirá à companhia de TI, a HP Enterprise, realizar investimentos maiores. A Moody's e a Standard & Poors rebaixaram o rating da dívida da companhia.

As especulações sobre os desdobramentos envolvendo a HP, após o anúncio da cisão, ganharam intensidade. Ainda mais porque a diretora financeira (CFO), Cathie Lesjak, afirmou que a HP ainda tem "informações relevantes não públicas", o que a tem impedido de recomprar ações. Alguns analistas avaliam isso como um sinal de que as conversações com a EMC não estão mortas.

A decisão da HP pela divisão de suas operações surgiu depois de ela não ter conseguido vender as unidades de PCs e impressoras, serviços de TI e a divisão de servidores high-end para vários pretendentes.

No entanto, a CEO Meg Whitman adverte para o fato de que a cisão pode resultar em "sinergias negativas" de US$ 1 bilhão ou mais para a HP. Apesar disso, ela vem tentando afastar esses temores ao declarar que as duas novas empresas que resultarão do spin-off terão um "rearranjo da cadeia de suprimentos", o que lhes permitirá negociar compras conjuntamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.