Publicidade
Início Segurança Cases Unifesp reduz número de incidentes de segurança

Unifesp reduz número de incidentes de segurança

0
Publicidade

A Trend Micro implementou um projeto de segurança da informação na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com o objetivo de melhorar a segurança da rede corporativa de forma geral, englobando o acesso à internet e o recebimento e envio seguro de e-mails.

O desafio era melhorar o nível de segurança, visto que, as mensagens enviadas pelo domínio da Universidade estavam caindo constantemente em blacklists e também haviam muitas máquinas infectadas por botnets. A instituição não tinha como mudar este cenário, pois não possuía uma solução que fosse capaz de identificar as máquinas ofensoras da rede e assim resolver os problemas em curso.

Após algumas reuniões entre a equipe de especialistas em segurança da Trend Micro e o time de tecnologia da Unifesp, foi definido um conjunto de soluções integradas que atenderiam ao desafio mencionado: a IMSvA – Interscan Messaging Security (solução de antispam), a IWSvA – Interscan Web Security (filtro de conteúdo web) e a Deep Discovery (solução para monitoramento de rede, detecção e bloqueio de ameaças avançadas e ataques direcionados), essas soluções fazem parte da Estratégia de Defesa Personalizada da Trend Micro, que têm por objetivo detectar, analisar, se adaptar e responder aos ataques direcionados às redes das empresas.

“O trabalho teve início em dezembro de 2013 e, assim que a solução foi implementada, passou a monitorar todo o tráfego da rede corporativa da instituição – em especial SMTP e HTTP. Imediatamente, foram identificadas mais de 200 máquinas infectadas, que poderiam contaminar o restante da rede. Ficamos satisfeitos com o resultado inicialmente obtido”, diz Eduardo Marques, regional account manager da Trend Micro.

A Universidade conseguiu reduzir em 40% o número de spams, melhorando a percepção de qualidade do correio eletrônico, fazendo com que os próprios usuários percebessem suas caixas de entradas de e-mails mais limpas. Reduziram também a quantidade de infecções por URLs maliciosas e botnets ativas.

As soluções controlam ainda, as tentativas de ataques por ameaças avançadas (APTs- Ameaças Avanças Persistentes). Em média, são identificadas e bloqueadas, automaticamente, cerca de 3 tentativas desse tipo de ataque por mês.

“Sempre houve uma preocupação da Unifesp com segurança da informação. A partir do momento em que conseguimos o recurso financeiro com a Fapesp, fomos em busca de soluções que pudessem nos ajudar a encontrar os problemas e resolvê-los, e a Trend Micro tinha as ferramentas que ofereceram melhores perspectivas para nós”, diz Rafael Vinícius Daré Giusti, chefe de Operações em TI da Unifesp.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile