Publicidade
Início Blogueria Jogos Olímpicos 2016 e a épica transmissão online

Jogos Olímpicos 2016 e a épica transmissão online

0
Publicidade

Por ser o maior evento esportivo internacional, era inevitável que houvessem grandes expectativas associadas aos Jogos Olímpicos da Rio 2016. Elas foram, porém, mais do que correspondidas: as Olimpíadas deixaram um legado?- e não foi apenas em matéria de esportes e cidadania, mas também na maneira como a sociedade se conecta com conteúdos de seu interesse. Na mídia, diversos veículos noticiaram que o número de pessoas que assistiram ao evento pela TV diminuiu em relação às edições anteriores.

De fato, esta edição foi a que mais realizou sessões online da história, o que naturalmente reduziu o número de telespectadores. De acordo com um levantamento da Akamai Technologies, em comparação com a de Londres em 2012 ou com as Olimpíadas de Inverno de Sochi, em 2014, a Olimpíada no Rio teve 100 vezes mais streamings, duas vezes mais velocidade, três vezes mais picos de tráfego e três vezes mais dispositivos conectados. Achou pouco? Repense: nunca houve tanta participação em um mesmo evento online na história.

Com o objetivo de proporcionar uma experiência ainda mais realista, a Akamai entregou aos dispositivos conectados à rede da National Broadcasting Company (NBC) a mesma qualidade de transmissão vista na televisão, o que foi feito por meio da tecnologia 4K. Essa foi a primeira vez na história que um conteúdo desta qualidade foi entregue em tempo real para tantos usuários simultaneamente. Ainda, por meio de um aplicativo, a NBC disponibilizou o mesmo conteúdo para realidade virtual com 85 horas de imersão em 360º da Olimpíada. Todos os jogos foram disponibilizados no site da emissora 24 horas após cada jogo.

Visto o grande número de usuários e dispositivos no mundo todo atualmente, foi preciso ainda mais suporte da equipe de tecnologia destinada à viabilidade das transmissões, que formou a central de controle de operações. Serviços como esse tornam-se possíveis por meio de um monitoramento detalhado, que garante a qualidade de transferência de conteúdo direto do servidor de origem até os usuários, de qualquer dispositivo, em qualquer lugar.

Todas essas transformações tecnológicas que falamos – e que certamente estão acontecendo neste momento – mostram que as empresas de tecnologia não querem interferir nas escolhas do usuário, mas sim garantir a qualidade e disponibilidade para que ele tenha essa liberdade. E graças à evolução das empresas envolvidas nesse cenário, isso é possível mesmo com a infinidade de dispositivos móveis e seus diversos eixos, em que as pessoas acompanham conteúdo a qualquer hora e onde quiserem.

Vinícius Agostini, diretor de Marketing da Exceda, representante da Akamai.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile