Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Thales e Verint lançam seu relatório “Quem é Quem” em ataques cibernéticos

Thales e Verint lançam seu relatório “Quem é Quem” em ataques cibernéticos

0
Publicidade

A Thales e a Verint apresentaram nesta segunda-feira, 7, o Manual da Ciberameaças, relatório desenvolvido para fornecer classificação e base para uma investigação mais aprofundada sobre os principais grupos de invasores cibernéticos, incluindo cibercriminosos, ciberterroristas, grupos de hackers e hackers patrocinados por governos.

Como parte da parceria estratégica para criar tecnologias abrangentes e avançadas de Inteligência em Ameaças Cibernéticas, os analistas de inteligência em ameaças da Thales e da Verint trabalharam juntas para fornecer essa visão única, no formato 360°, do cenário das ameaças cibernéticas, com descrições detalhadas das atividades de cerca de sessenta grupos particularmente significativos, incluindo suas táticas e técnicas, motivos e setores visados a partir da análise de várias fontes de dados, como a web e a inteligência em ameaças.

À medida que a segurança cibernética cresce em importância, a Thales e a Verint têm trabalhado juntos para descobrir mais sobre os ciberataques e as técnicas que empregam, com o objetivo de ajudar as organizações nos setores público e privado a detectar e antecipar melhor ataques futuros. O cenário das ameaças cibernéticas é extremamente diversificado, e conhecer os inimigos pode ser particularmente complexo neste mundo de subterfúgios e enganos.

Os analistas definiram quatro categorias principais de invasores com base em seus motivos e objetivos finais. Dos aproximadamente 60 grupos principais de invasores analisados, 49% são grupos patrocinados por governos, com o objetivo de roubar dados confidenciais de alvos de interesse geopolítico. 26% são hacktivistas motivados ideologicamente, seguidos de perto por cibercriminosos (20%), motivados por ganhos financeiros. Na quarta posição, os ciberterroristas representam 5% dos grupos analisados.

Todas as principais potências econômicas, políticas e militares do mundo são alvos prioritários dos ciberataques. Os 12 países do mundo com o maior PIB estão no topo da lista de alvos, liderados pelos Estados Unidos, Rússia, União Européia (particularmente Reino Unido, França e Alemanha) e China, seguidos pela Índia, Coréia do Sul e Japão.

Os setores mais visados por esses grandes ataques são os países e suas capacidades de defesa, seguidos pelo setor financeiro, energia e transporte. Os ataques contra os meios de comunicação e a indústria da saúde estão aumentando a um ritmo acelerado.

Por último, mas não menos importante, um número crescente de grupos de invasores agora está visando às vulnerabilidades na cadeia de suprimentos e, em particular, parceiros menores, fornecedores e prestadores de serviços que são usados como “cavalos de troia” para acessar os principais alvos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile