Executivo apresenta comparação entre adoção de RPA no Brasil e na Índia

0

Ao mudar de empresa, Fernando Baldin, atualmente country manager da AutomationEdge, foi até a Índia para entender mais do negócio da companhia e poder acompanhar o mercado daquele país e seu estágio de maturidade tecnológica em relação ao Brasil. Ele compartilhou sua percepção em relação a adoção da automação naquele país na 3ª edição do RPA – Robotic Summit nesta terça-feira,6. 

"Meu objetivo era conhecer o ecossistema de automação da Índia, que apesar de ter 40% do território do Brasil possui uma população 6 vezes maior, cuja principal característica de educação está na formação acadêmica de excelência e cultural muito diferente de nós dos países latino-americanos", ressaltou Baldin.

Conforme comentou Baldin, a transformação da TI é o mais importante no processo de automação, "o RPA sozinho não muda os processos de negócios.  O ato humano aliado ao digital é que permitirá a companhia seguir em sua transformação digital".

"Durante minha viagem conversei com muitos clientes de grandes empresas indianas e o que mais ouvi nessas conversas foi que a experiência do cliente era fundamental no processo de automação, mais até que a utilização interna e as facilidades que o RPA poderia garantir", explicou.

Como comparação Baldin explica que o RPA veio fechar o gap entre a experiência do cliente e a otimização interna de processos.  Além disso, como ressaltou o executivo algumas características peculiares das empresas indianas, são relevantes como experiência para o desenvolvimento de projetos aqui no brasil, tais como: geração de relatórios diários em qualquer meio para acompanhamento dos negócios; utilização em qualquer tipo de plataforma ( desktop, mainframe, web etc), em qualquer linguagem e formato ( word, excel, PDF etc)

"Uma das conclusões a que cheguei remete diretamente ao Project Management  – a gerência dos projetos não envolvido nas áreas usuárias que pode determinar com mais precisão os caminhos a serem seguidos. Em segundo lugar, que o número de Bots não significa a maturidade do projeto e que deve haver uma priorização entre os critérios de negócios e os critérios técnicos para se chegar a um projeto bem sucedido", assegurou o executivo.

"No Brasil ainda estamos alguns passos atrás do que está sendo feito hoje no mercado indiano, entretanto  o que estão fazendo hoje poderá nos guiar para os projetos futuros e tudo que fazemos nos levará a um outro estágio que já está sendo implantado na Índia como a tecnologia de  Disaster Recovery. Além disso, como resultado vi que a capacitação de pessoal, as regras e as boas práticas com uma comunicação clara entre todas as esferas do business levarão a projetos bem sucedidos e com os melhores resultados", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.