Nestlé inaugura Centro de Inovação e Tecnologia dentro do Parque Tecnológico São José dos Campos

0

A Nestlé inaugura nesta quarta-feira, 7, um centro dedicado à inovação, desenvolvimento e testes de novas tecnologias, localizado dentro do Parque Tecnológico São José dos Campos (SP), ecossistema que já abriga representantes de 280 empresas e quatro universidades. Instalado em um espaço de 100 m², o Centro de Inovação e Tecnologia da companhia vai contar com 18 posições de trabalho, sendo 11 para colaboradores Nestlé e sete rotativas para receber parceiros, fornecedores, pesquisadores, estudantes, entre outros profissionais ligados à área de tecnologia e automação.

O objetivo da Nestlé com esta nova estrutura é acelerar a pesquisa e desenvolvimento de inovações dentro do conceito de Connected Factory e de Indústria 4.0, além de fomentar um ecossistema com colaboração interna e externa nessa frente, inclusive com a formação de novos talentos para atuar com olhar para a transformação digital. A nova estrutura fica muito próxima à fábrica de Caçapava, planta "lighthouse" da Nestlé em que são desenvolvidas e testadas soluções tecnológicas que, se aprovadas, seguem para rollout em outras unidades da empresa em toda a Zona Américas.

Jornada 4.0

Os investimentos da Nestlé em indústria 4.0 no Brasil começaram em 2016, com a implementação do primeiro robô em unidade fabril do País e, desde então, a companhia está em uma jornada crescente de inovação e tecnologia. Em 2019, a Nestlé aumentou em quase 80% o investimento em P&D e otimização de produção, com desenvolvimento de machine learning, softwares, robôs e veículos autônomos, entre outros. Atualmente, todas as novas linhas da Nestlé já nascem com conceito 100% de indústria 4.0. "Investimos em frentes que incluem modernização do parque e de processos, a aquisição e desenvolvimento de tecnologias, projetos de automação em unidades e a capacitação dos colaboradores para atuar dentro dessa cultura de transformação digital", afirma o vice-presidente da área Técnica da Nestlé Brasil, Luis Garcia.

Como fruto desse investimento, a Nestlé já tem apresentado resultados positivos e, desde março, várias unidades da companhia no Brasil atingiram altos níveis de eficiência operacional, tiveram redução de paradas não programadas e recordes de produção. Com isso, a companhia conseguiu gerar novas oportunidades de empresa. Desde abril, houve quase 1,2 mil contratações entre profissionais efetivos e temporários em todo o Brasil e, desse total, 67% são posições operacionais em fábricas. "A indústria 4.0 deu a flexibilidade para a Nestlé conseguir responder rapidamente a mudanças nas necessidades dos consumidores com a pandemia, ajustando, por exemplo, a produção para ampliar volumes em categorias que cresceram e produzir novos formatos. Queremos avançar assim, promovendo inovações que gerem colaboração e transformação positiva para toda a cadeia e para todos os envolvidos", aponta Luis Garcia.

Desafios inovação

Uma das frentes da Nestlé para impulsionar a colaboração e cocriação de soluções com foco em transformação digital serão desafios de inovação que a companhia vai lançar com chamada para participação de startups, empreendedores e empresas. O objetivo é pensar soluções conjuntas para auxiliar a companhia a melhorar processos em diferentes frentes, que vão das fábricas aos pontos de venda.

A empresa anunciou também a abertura de inscrições para desafios em frentes como o desenvolvimento de experiência de consumo única para o consumidor nos pontos de venda; a diminuição de desperdício, reciclagem pós consumo e redução de emissões; a criação de uma aplicação com inteligência artificial disponível para avaliação online nas linhas de produção de alimentos e bebida; soluções com foco em captura e monitoramento de comportamento de consumo; viabilização de personalização em escala; uma aplicação para identificação de sinais que possam ajudar os gestores na eliminação de acidentes de trabalho e aumento da gestão preventiva de saúde ocupacional; soluções com foco em monitoramento de preços em lojas físicas, acompanhamento de desempenho e comparação com o mercado; entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.