NIC.br e UNICEF mapeiam conectividade das escolas

0

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), assinou um acordo de cooperação internacional com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para se somar à medição da conectividade das escolas no âmbito global.

A parceria prevê o compartilhamento de dados do Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET) sobre a conectividade das escolas públicas brasileiras com o Giga, iniciativa do UNICEF e International Telecommunications Union (ITU) que visa conectar todas as escolas à Internet e todos os jovens a informações, oportunidades e escolhas. Ao mapear escolas e identificar as lacunas de conectividade, a iniciativa tem a missão de conectar o maior número possível de escolas ao redor do mundo.

Os dados são fornecidos em tempo real para o UNICEF, buscando contribuir com os objetivos do Giga. Além disso, o NIC.br também irá trabalhar em conjunto com o UNICEF em estudos e projetos de troca científica como por exemplo, no desenvolvimento de ferramentas, de modelos de Inteligência Artificial e poderá contribuir para a realização de medições em outros países usando ferramentas já desenvolvidas pelo NIC.br.

O SIMET, do NIC.br, é um sistema gratuito de medição do desempenho da Internet, referência por medir diversos parâmetros de conexão, e por ser totalmente independente, uma vez que os testes são realizados fora da rede dos provedores de acesso Internet, nos Pontos de Troca de Tráfego Internet do NIC.br. Há dois anos, o projeto Educação Conectada, do Governo Federal, utiliza o SIMET para medição da Internet junto às escolas públicas brasileiras. Dessa maneira, já são mais de 24 mil escolas mapeadas em todo o Brasil de todas as regiões e Estados do País, tanto em municipais quanto estaduais.

"É uma grande satisfação para o NIC.br poder apoiar uma causa global fornecendo insumos que permitam que o UNICEF identifique as escolas conectadas e também aquelas sem acesso à rede. É uma iniciativa que busca contribuir na transformação da educação por meio da conectividade, e que está alinhada aos compromissos do NIC.br, que trabalha por uma Internet cada vez melhor no país", avalia Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br."
"A Internet é um espaço livre, de conhecimento, aprendizagem e cidadania. Para professores e alunos, fazer uso da rede traz impactos diretos para educação, e ela torna-se fundamental para o ensinar e o aprender. Com o mapeamento de conectividade das escolas brasileiras que utilizam o medidor SIMET, podemos ajudar o nobre esforço do UNICEF em conectar as escolas do mundo. É um orgulho fazer parte dessa iniciativa", complementa Milton Kaoru Kashiwakura, Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.