Sicoob Central Unicoob renova parceria com SonicWall para ampliar segurança de TI de cooperativas e agências

0

A SonicWall anuncia os resultados que o Sicoob Unicoob tem conquistado com uso das soluções SonicWall. Esse gigante cooperativo oferece produtos e serviços bancários como conta corrente, linhas de crédito, cartão de crédito etc. a mais de 430 mil cooperados. Esse universo está distribuído por 18 diferentes cooperativas que atuam em 7 estados brasileiros. O Sicoob Central Unicoob conta com um CSC (Centro de Serviços Compartilhados) que presta serviços de TI para 33 cooperativas distribuídas em 11 estados, totalizando mais de 650 pontos de atendimento ao cliente (agências) e 6 mil colaboradores

O CSC tem a missão de disseminar em todo o universo Sicoob Unicoob – as cooperativas filiadas – as mais avançadas culturas administrativas, financeiras, de TI e de segurança. "O CSC tem uma visão flexível, em que as culturas das cooperativas filiadas podem conviver de forma harmoniosa com o Sicoob Central Unicoob, nossa estrutura administrativa central", diz João Paulo Machado Vieira, supervisor de infraestrutura de TI do Sicoob. "Uma das funções do CSC é compartilhar informações, benchmarks e processos com as cooperativas do nosso ecossistema, de maneira a promover as melhores práticas em finanças, TI e segurança". Hoje, o Sicoob Central Unicoob conta com dois data centers redundantes – um instalado em Maringá e outro em Curitiba. Desde 2015, o sistema era protegido pelas soluções de segurança da SonicWall. Nos últimos seis meses, a organização decidiu atualizar seu ambiente de segurança, abrindo uma nova RFP. Ao final do processo, a plataforma SonicWall foi novamente escolhida para proteger os negócios do Sicoob.

Na visão de Vieira, esse refresh é uma resposta ao extraordinário crescimento da Central nos últimos anos. Era fundamental garantir que os serviços financeiros oferecidos pela Central contassem com o mais alto grau de proteção digital. "Com a nova geração de soluções SonicWall, estamos preparados para atender demandas atuais e futuras de segurança. Conseguimos proteger do nosso ambiente core às agências, incluindo colaboradores em home office". Viera ressalta, também, que desde 2019 o time de TI e segurança está trabalhando para que o Sicoob Central Unicoob opere em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). "A inteligência SonicWall facilita nosso acesso, por exemplo, a relatórios sobre evasões de dados". Isso acelera o rastreamento de incidentes e a geração de análises que suportem a realização de ajustes de segurança e promovam o contínuo alinhamento à LGPD.

Segundo Mycow Nairne, especialista em Network do Sicoob Central Unicoob, o upgrade para a nova geração de soluções SonicWall foi expressivo. "60% do parque SonicWall foi atualizado", diz. Firewalls de próxima geração SonicWall NSa 6650 estão em alta disponibilidade (HA) nos dois data centers da organização e atuam como o centro de centenas de VPNs seguras entre esses pontos, as agências e cooperativas. Algumas unidades que demandam maior poder de processamento contam com o NSa 2650, mas a grande maioria dos pontos remotos – as agências do sistema Sicoob Unicoob – receberam o firewall de próxima geração SonicWall TZ 350. Todos esses appliances são Zero Touch, o que facilita a implementação em pontos remotos. O Sicoob Central Unicoob utiliza, também, 2500 VPNs seguras para suportar o teletrabalho de seus colaboradores.

O Sicoob Central Unicoob utiliza a nova plataforma de gerenciamento SonicWall NSM (Network Security Management), o SonicWall Capture Advanced Threat Protection (sandbox implementado também nas agências), o AGSS (Advanced Gateway Security Suite), além da oferta de Analytics da SonicWall.

Na visão de Nairne, a atualização do parque SonicWall traz para o Sicoob Central Unicoob soluções inovadoras. "A solução SD-WAN da SonicWall, por exemplo, garante a alta disponibilidade da nossa rede e colabora para reduzir o uso de links MPLS, suportando a realização de operações financeiras seguras por meio de links de Internet otimizados". Nairne explica, ainda, que outra vantagem dessa plataforma é a facilidade de gerenciamento dos links e a possibilidade de, conforme a lógica de negócio, priorizar o tráfego de uma determinada aplicação. O fato da plataforma SD-WAN da SonicWall interagir de modo nativo com outras plataformas de segurança é, também, um diferencial importante. "A multiplicidade de ambientes no universo Sicoob Unicoob faz com que seja essencial prover soluções integradas de segurança", diz Mycow Nairne.

A acelerada transformação digital do segmento financeiro e a pandemia estão impactando as especificações técnicas de todo o mercado, acredita Nairne. "O crescimento do teletrabalho, por exemplo, exige que levemos as mais avançadas soluções de segurança também para as pontas da rede". Dessa forma, o refresh da plataforma SonicWall no Sicoob Central Unicoob contribui para a proteção dos data centers, das agências e dos colaboradores que seguem em home office em tempo integral ou parcial.

Para se chegar a esse resultado, foi fundamental contar com o apoio dos times de system engineers da SonicWall Brasil e, também, dos profissionais da RGK4IT, parceira de negócios da SonicWall no Paraná. "A SonicWall proveu ao nosso time todo o suporte – tanto com recursos de seu próprio time técnico como por meio da RGK4IT – que precisávamos para atualizar o ambiente de segurança", diz João Paulo Machado Vieira.

Para Alexandre Duarte Rogoski, diretor de projetos da RGK4IT, o ambiente de TI e segurança do Sicoob Central Unicoob sempre foi sólido e bem protegido, um modelo muito eficiente. "Com a diversificação das ameaças digitais, a aceleração da transformação digital do Sicoob e de seus serviços financeiros e a necessidade de levar os mais altos padrões de segurança também para as pontas da rede, tomou-se a decisão de atualizar o ambiente de segurança". Na visão de Rogoski, esse avanço cria uma base segura para a contínua inovação dos negócios do Sicoob Unicoob e, também, para sua expansão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.