ABO2O anuncia nova líder do Comitê de Proteção de Dados

0

Samanta Oliveira, DPO do Mercado Livre Brasil, é a nova líder do Comitê de Proteção de Dados da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O). A especialista tem como principal objetivo contribuir ativamente nos debates, consultas e audiências públicas relacionados à proteção de dados, privacidade, inteligência artificial e temáticas de governança de dados, junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário.

"Desejamos fortalecer nosso ecossistema para atração de investimentos na tecnologia em nosso País. Para isso é necessário que o Brasil apresente um arcabouço regulatório capaz de promover segurança jurídica que harmonize os direitos fundamentais autônomos com desenvolvimento tecnológico, permitindo, assim, o estímulo à inovação", afirma Samanta.

A demanda por mais privacidade, proteção de dados, cibersegurança e mecanismos antifraude é consequência do intenso processo de digitalização pelo qual a sociedade e as organizações estão passando nos últimos anos. A necessidade do distanciamento social diante da pandemia impulsionou as transformações que vinham ocorrendo no ambiente digital, aumentando as preocupações com a segurança dos dados, seja por parte dos cidadãos como das organizações públicas e privadas.

Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, a ABO2O está engajada em promover iniciativas que ajudem suas associadas e as demais empresas da Economia Digital a levarem as melhores práticas às suas organizações, seja por meio de apresentações de especialistas, painéis de debates e na discussão de políticas que ajudem as companhias no processo de adequação.

Samanta Oliveira é atualmente DPO do Mercado Livre Brasil. Possui mestrado em andamento na área de tecnologia pela FGV-SP. É certificada como Data Protection Officer pelo European Center on Privacy and Cybersecurity (ECPC-B: Maastricht University), e em Cybersecurity: Technology, Application and Policy pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.