Facebook investe em cabos submarinos e novas tecnologias de acesso à Internet para o próximo bilhão de pessoas

0

Para trazer mais pessoas online para uma internet mais rápida e confiável, o Facebook Connectivity anunciou investimento em instalação de cabos submarinos e novas tecnologias de acesso à internet de alta velocidade, para fornecer melhorias na capacidade da Internet em todo o mundo por mar, terra e ar. 

À medida que a Internet se torna cada vez mais difundida na forma como vivemos e trabalhamos, as tecnologias usadas para colocar as pessoas on-line não acompanharam o ritmo. Mesmo com o consumo de dados por pessoa aumentando em 20-30% a cada ano, quase metade do mundo está sendo deixado para trás – ou sem acesso adequado à Internet ou permanecendo completamente desconectado. 

"Vimos que as economias prosperam quando há uma internet amplamente acessível para indivíduos e empresas", diz Cynthia Perrett, gerente do Programa de Fibra do Facebook. Na Nigéria, por exemplo, o aumento da conectividade de banda larga resultou em um aumento de 7,8% na probabilidade de emprego para pessoas em áreas conectadas a cabos de fibra óptica. Isso significa que para cada 1 milhão de pessoas que vivem em áreas conectadas à fibra, um adicional de 78.000 pessoas foram empregadas. Ou considere a República Democrática do Congo, onde o aumento da conectividade levou a um aumento de 19% no PIB per capita (US$ 789 contra US$ 663 em paridade de poder de compra). 

Este novo sistema de cabo baseia-se em nossas notícias recentes sobre 2Africa Pearls, o cabo submarino que conecta a África, Ásia e Europa, e torna o sistema de cabo 2Africa o mais longo do mundo, ajudando a conectar até 3 bilhões de pessoas.

Os cabos submarinos estabelecem a base para a Internet global conectando continentes e, à medida que construímos mais de 150.000 quilômetros deles com nossos parceiros, também estamos trabalhando em novas tecnologias que permitirão que boias flutuantes movidas a energia solar no meio do oceano ajudam esses cabos a transportar volumes muito maiores de dados. 

Para reduzir o tempo e o custo necessários para implantar a Internet de fibra ótica nas comunidades, o robô chamado Bombyx que se move ao longo de linhas de energia, envolvendo-as com cabos de fibra

Em terra, desenvolvemos o Bombyx, um robô que tem o potencial de reduzir drasticamente o custo de distribuição de cabos de fibra óptica para comunidades, movendo-se autonomamente ao longo de linhas de energia e enrolando-os com cabos. E para áreas urbanas densas e ambientes que dificultam a implantação de fibra, nós construímos Terragraph, uma tecnologia sem fio que transmite internet com velocidade de gigabit pelo ar para conectar residências e empresas. 

"Por meio de nossos esforços de conectividade, ajudamos a acelerar o acesso de mais de 300 milhões de pessoas a uma internet mais rápida e esperamos permitir conectividade acessível de alta qualidade para o próximo bilhão", disse Dan Rabinovitsj, vice-presidente de conectividade do Facebook. 

Cabos submarinos: construindo infraestrutura por meio da inovação 

Embora a fibra tenha um enorme potencial para melhorar a conectividade, mais de 70 por cento do mundo ainda vivia a mais de 10 quilômetros de distância da fibra em 2019. Isso se deve em parte a alguns desafios muito difíceis dos quais a maioria das pessoas não está ciente, mas teria um enorme impacto se resolvido. Esses desafios incluem terrenos acidentados, como montanhas e desertos; altos custos para as operadoras construírem fibra em áreas rurais escassamente povoadas; e a falta de materiais acessíveis que possam suportar as condições climáticas adversas, que variam de ventos fortes ao calor do deserto. 

"Por esse motivo, continuamos a investir na melhoria dos cabos de fibra ótica submarinos e na expansão de seu alcance para que possamos conectar melhor mais pessoas. Por exemplo, até recentemente, os cabos submarinos transoceânicos eram compostos de apenas dois a oito pares de fibras. Fizemos parceria com vários participantes da indústria para expandir esses limites e hoje temos o prazer de anunciar o primeiro sistema de cabo submarino transatlântico de 24 pares de fibras que conectará a Europa e os Estados Unidos com uma capacidade de meio petabit por segundo – isso é meio milhão de gigabits! Para colocar isso em perspectiva, isso é 200 vezes a capacidade dos cabos transatlânticos construídos no início dos anos 2000" explica Rabinovitsj. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.