Para chegar ao ERP 4.0, CIGAM investe em melhorias contínuas com desenvolvimento low-code

0

Alta produtividade, baixo custo de desenvolvimento, entregas e melhorias contínuas são palavras chaves no mundo atual do desenvolvimento de aplicações empresariais, principalmente no mercado de ERP, que necessita oferecer evolução contínua para ajudar as empresas a crescerem. A CIGAM, fornecedora de sistemas empresariais, se propõe a estar ao lado das organizações nesta jornada e investe na oferta do ERP 4.0, que reúne uma série de ferramentas de alto desempenho para engajar clientes, empoderar colaboradores, automatizar processos, integrar aplicações e transformar os modelos de negócios das empresas.

A proposta é construir uma estratégia empresarial a partir do incentivo à inovação e uso de tecnologias para a transformação de todo o ecossistema de negócios. Para atingir este objetivo, a desenvolvedora do CIGAM conta com o apoio da ferramenta de desenvolvimento low code Magic xpa, que garante a evolução do seu software de gestão, que está no mercado há mais de 30 anos competindo com grandes players globais, está entre os 5 maiores ERPs do Brasil e [MM2] conta com mais de 5 mil clientes em todas as verticais de mercado.

O início da jornada – Quando o sistema de gestão CIGAM foi lançado, no início dos anos 1990, as tecnologias não estavam tão avançadas e algumas linguagens de programação haviam se tornado o sonho de consumo dos jovens que desejavam ser um "bom programador", no entanto, não estavam preparadas para o futuro e muitas ficaram pelo caminho, entre elas a Clipper. O desenvolvimento consumia vários meses – e até alguns anos – para se concluir um sistema de rotinas básicas e, a cada nova versão, trazia enormes esforços de reescrita de todo o sistema.

Saindo ileso de um trauma com as linguagens antigas

Na época, os sócios da software house Abyz Informática – que depois passou a se chamar CIGAM Software de Gestão – perceberam esta dificuldade das linguagens e passaram a procurar uma ferramenta que pudesse garantir uma evolução de seu sistema, que rodava em MS DOS. Robinson Klein e Luís Rogério Dupont tinham em mente uma solução com alta produtividade e evolução tecnológica contínua, com baixo risco de ser descontinuada e evitar ficar "na mão", sem suporte técnico ou que fossem obrigados a reescrever o software em outra linguagem, perdendo tudo que já havia sido feito até então.

A preocupação se mostrou acertada porque não demorou muito para que o Clipper fosse descontinuado, fazendo com que muitas empresas de ERPs fechassem as portas por não conseguir reescrever seus códigos. A morte do Clipper traumatizou muitos desenvolvedores de sistemas, mas a Abyz Informática, hoje CIGAM, saiu ilesa, evoluindo com um sistema imune a este tipo de "acidente" ao mudar para o desenvolvimento à prova de futuro com o Magic.

Como foi a escolha?

Segundo os sócios da CIGAM, a ferramenta Magic foi a que se apresentou como a mais adequada porque permitia aproveitar o que já havia sido feito em Joiner, que era no padrão xBase, semelhante ao Clipper, e que executava em DOS e UNIX. Além disso, era fácil de usar, com apenas 13 comandos, capaz de criar o novo ERP CIGAM aproveitando o que tinha de melhor da antiga versão do sistema e promover a migração em menos tempo do que se imaginava.

Esta capacidade técnica do Magic se comprovou eficaz ao permitir às constantes evoluções do ERP CIGAM e com as customizações facilitadas para diferentes clientes ao longo dos anos. Quando surgiram a computação em nuvem e as aplicações mobile, a ferramenta Magic já estava preparada e permitiu a criação de aplicações para estas plataformas, beneficiando os clientes CIGAM.

Evolução tecnológica, entrega rápida de novos conjuntos de funcionalidades – Para atender às necessidades dos mais variados tipos de empresas e mercados verticais, o CIGAM teve que evoluir rápido. Isso só foi possível graças à capacidade low code do Magic, igualmente rápida e eficiente. "Este diferencial se reflete na entrega de um ERP robusto, abrangente e capaz de ajudar as empresas a crescerem. Muitas empresas tiveram problemas para crescer porque o sistema que utilizavam não ajudava – e isso acontece até hoje – e muitas perderam tempo e dinheiro tendo que reescrever seus códigos. Como o Magic sempre recebeu evoluções constantes, o nosso caminho para o crescimento foi mais fácil. Hoje temos mais de 5 mil clientes em todos os mercados verticais.

Sem penduricalhos, sem add-on's, mais ágil e com entrega contínua

Robinson Klein destaca que boa parte dos grandes sistemas ERP existentes hoje, criados em linguagens antigas ou descontinuadas, foram obrigados a "inventar" complementos – os chamados add-ons – para evitar reescrever todo o núcleo do sistema. Estas grandes marcas de ERP possuem suas redes de "criadores de add-on", mas que apresentam muitos problemas de entrega porque são feitos em ferramentas que não possuem a mesma produtividade de desenvolvimento que o Magic xpa oferece.

Um ERP compatível com as metodologias ágeis – Outro grande benefício do low code oferecido pelo Magic xpa, apontado pela CIGAM, é que a ferramenta permite melhorias contínuas para o ERP, o que atende às necessidades das empresas alinhadas com as metodologias Ágeis e DevOps. "Esta entrega acontece sem erros de código, evitando que a nossa equipe de QA – Quality Assurance perca tempo com testes recorrentes em larga escala, permitindo que o sistema possa evoluir continuamente com foco nas regras de negócios dos clientes. O resultado é que as evoluções chegam mais rápido para os clientes CIGAM. São quase três décadas de vantagem em relação aos nossos concorrentes", destaca o executivo.

Integração facilitada – Outro desafio que os fornecedores de sistemas enfrentam ao implementar o seu ERP é como integrá-lo a sistemas legados do cliente e com aplicações desenvolvidas em outras plataformas. A ferramenta Magic xpa possui uma tecnologia de integração nativa, chamada Magic xpi, que facilita este trabalho e oferece conectores prontos e homologados com os principais fabricantes de ERP e CRM (Customer Relationship Management), como SAP, Salesforce, SugarCRM, Oracle, Microsoft Dynamics, entre outros. Praticamente, todos integrantes da rede de parceiros CIGAM podem utilizar a ferramenta Magic xpa – para suas customizações – e o Magic xpi para os projetos de integração.

"É uma tranquilidade muito grande ter uma ferramenta que nos dá tudo o que necessitamos e ainda facilita incorporar recursos avançados, tais como Inteligência Artificial, Machine Learning, funcionalidade de chatbots e voice bots, entre outros recursos. Enquanto muitos fabricantes de sistemas de gestão ainda enfrentam dificuldades com seus sistemas, estamos – literalmente – em um oceano azul com o Magic", afirmam os executivos da CIGAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.