O Google liberou nesta segunda-feira, 7, o uso de páginas de sua rede social por marcas cp,erciais em todo o mundo. Além disso, a empresa detalhou como as páginas irão funcionar dentro do Google+ e aposta na integração com seu buscador e sistemas de vínculos com sites oficiais como diferencial frente às fan pages do Facebook.
Isso significa que, ao buscar por “+Nome da Marca”, o internauta pode diretamente recomendar ou interagir com a página da marca na rede social, pois a empresa irá relacionar cada página com o site, aumentando a confiabilidade do link. A funcionalidade, chamada de Direct Connect, tem como objetivo criar o uso da expressão e, consequentemente, popularizar sua rede social. O Direct Connect está disponível por enquanto apenas para algumas marcas, como +Google, +Pepsi e +Toyota.
Diferentemente do perfil de pessoas, nos quais cada usuário determina para quem suas publicações sejam exibidas, as páginas de marcas funcionam de maneira contrária – isso significa que o usuário que determina o que é visto da página de uma marca que ele adicionou a seus círculos de contatos.
A empresa reconhece que ainda há muito trabalho para o desenvolvimento de APIs a fim de integrar a rede social para o uso corporativo. No momento, o Google disponibilizou apenas o ícone para ser incorporado ao site. O gigante de buscas prometeu,contudo, suporte para múltiplos administradores, ferramentas de análise de métricas e melhores funcionalidades dos círculos para gerenciar milhões de usuários.