Cardiologistas poderão solicitar eletrocardiogramas por SMS

0

Com uma mensagem de texto enviada a partir do celular, um cardiologista poderá realizar, à distância e em tempo real, um eletrocardiograma em seu paciente. Essa é uma das possibilidades do Nexcor, um sistema de monitoramento remoto e contínuo de pacientes cardíacos desenvolvido pela brasileira Corcam e que começará a ser vendido no País no primeiro trimestre de 2014.

O Nexcor utiliza um aparelho do tamanho de um smartphone, que é preso junto ao corpo do paciente por uma cinta e é acoplado a quatro eletrodos-adesivos colados ao peito. O aparelho se comunica pela rede celular, enviando os dados periodicamente para uma central. O paciente só se despe do dispositivo na hora de tomar banho. A ideia é que os cardiologistas prescrevam o uso do Nexcor por períodos mínimos de uma semana, geralmente para acompanhar os resultados de um tratamento. Os testes tradicionais de monitoramento cardíaco costumam ser mais curtos ou desconfortáveis.

O aparelho é programado para realizar eletrocardiogramas periodicamente ao longo do dia, cujos resultados podem ser acompanhados pelo cardiologista em um site web. A qualquer momento, a seu critério, o médico pode ordenar a realização de um eletrocardiograma extra via SMS ou pelo site do sistema. "Se tiver prescrito um novo antiarrítmico e souber o horário que o paciente vai tomá-lo, o médico pode entrar no sistema e requisitar um eletrocardiograma para verificar se surtiu o efeito desejado e eventualmente mudar a dose", exemplifica Marcelo Roriz, sócio-diretor da Corcam.

Emergência

Na central do Nexcor haverá sempre pelo menos um médico e dois enfermeiros assistentes de plantão. Caso ocorra alguma alteração relevante no batimento cardíaco de um paciente, esse médico pode ligar para o aparelho e se comunicar via viva-voz com o usuário ou alguém que esteja por perto, orientando sobre os procedimentos a serem tomados. O usuário também pode ligar para a central pressionando por cinco segundos um botão de pânico contido no dispositivo.

A identificação dos primeiros sinais de alteração no funcionamento do coração e a realização de pronto-atendimento podem fazer a diferença no socorro a uma vítima de infarto. Um dos fundadores da Corcam, o engenheiro Cesar Margarida, teve a ideia do Nexcor depois de perder precocemente um irmão por infarto fulminante.

O Nexcor será vendido como um serviço, ao preço de aproximadamente R$ 1,6 mil por semana, o que inclui o aluguel do equipamento e o uso do sistema pelo paciente e por seu cardiologista. Ao fim do monitoramento, o aparelho é devolvido. Não foi firmada nenhuma parceria com uma operadora celular específica. A princípio, a Corcam usará operadoras diversas, variando conforme a cobertura e o preço na região do cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.