Na crise, a tecnologia é a grande aliada das PMEs para crescer

0

Em um momento de crise, as pequenas e médias empresas sofrem. Nestes casos, um dos pontos mais importantes (se não o mais importante) é focar em redução de custos e aumento da produtividade. Saber tudo o que está sendo gasto e onde está sendo gasto é a melhor forma de analisar os gargalos e o que pode ser feito para dar um fôlego maior na situação financeira da empresa, dando atenção para o que realmente importa: aumento de receita e, consequentemente, do lucro.

Recentemente, durante o Gartner Symposium ITxpo, em Orlando, os analistas da consultoria salientaram o quanto a economia digital cresce. A expectativa é de que os negócios digitais, já no próximo ano, sejam uma realidade em diversos setores. Atualmente, o comércio digital fatura mais de US$ 1 trilhão por ano, com expectativa de aumentar em mais de 80% até 2020.

Além de um site coorporativo completo e atrativo, nunca um e-commerce se fez tão importante. A procura por produtos e as compras pela internet aumentam expressivamente, sem falar nas redes sociais que também são grandes aliadas para impulsionar os negócios. Ter uma plataforma digital de vendas agregada ao negócio é um passo importante a ser dado e faz com que as companhias ampliem o alcance de suas vendas e aumentem o faturamento.

Sistemas de gestão são fundamentais, e cada vez mais empresas estão se dando conta disso, basta ver que a consultoria IDC aponta crescimento deste mercado a 11% ao ano. Com funcionalidades que oferecem automatização, otimização de recursos, controle de operações e agilidade nos processos, a tecnologia é a grande aliada do empresário para crescer. Além de vender mais, as empresas precisam adequar a gestão de negócio às novas rotinas. Com tantas informações (despesas, compras, vendas, comissões, estoques, emissões de notas e até o envio da sua movimentação financeira para a contabilidade) o controle passa a ser uma tarefa difícil.

O ideal é centralizar todas as operações em um sistema que simplifique, garanta controle, unifique e padronize a base de dados, evite erros e retrabalho e garanta acesso aos dados de forma facilitada, visto que a grande maioria das pequenas empresas não possui nada informatizado. Softwares de gestão são portadores das melhores práticas do mercado, isso ajuda o administrador a saber que está fazendo o que é indicado e correto.

Os recursos devem ser investidos onde terão retorno: nos clientes. O foco deve ser sempre a satisfação para aumentar as vendas com o menor custo possível, pois até pequenos desperdícios refletem no lucro.

E se estamos falando em reduzir custos, investir em tecnologia para otimizar o negócio não pode aumentá-los. Ao contrário. Existem no mercado ferramentas de gestão que aderem ao porte de qualquer empresa e têm um rápido retorno de investimento, com efeitos positivos já sentidos logo nos primeiros meses de implantação. O grande ganho é uma melhoria na qualidade da execução de procedimentos, como padronização de processos, permitindo um conhecimento mais aprofundado do fluxo das informações.

Softwares de gestão atuam em toda a cadeia do negócio: automatizam processos, integram o fluxo de informação e permitem análises mais precisas que ajudam no momento de tomada de decisão de forma mais rápida, eliminando retrabalho e reduzindo o tempo de execução das tarefas.

Mas não é somente implementar um novo sistema. É necessária a mudança da cultura da empresa, e estar preparado para um início que, por vezes, é complicado, em função do setup inicial, onde são feitos uma série de cadastros e adequações, demandando um tempo de ambientação. Muitas companhias desistem já na primeira fase de instalação, mas com planejamento correto e paciência, os benefícios poderão ser colhidos em um breve espaço de tempo e a utilização será mais amigável.

Para se manter competitiva, é imprescindível que a empresa mostre diferenciais perante a concorrência e inove sempre, tanto em produtos, quanto em práticas e processos internos. A tecnologia está à serviço do empresário e se bem aplicada, pode ser o indicador de ações para melhorar o desempenho das vendas, reduzir custos e ajudar a sair da crise fortalecido.

Vinicius Gaviraghi, product manager Cake ERP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.