Estudo da iProspect aponta consolidação da busca paga móvel em campanhas digitais

0

A utilização da busca paga (links patrocinados) em dispositivos móveis em campanhas de marketing digital acelerou seu crescimento no terceiro trimestre deste ano, consolidando sua prevalência perante a utilização de buscas pagas em desktops e tablets. É o que mostra o relatório "Paid Search Trends" do 3º trimestre da iProspect, agência de marketing digital full performance presente em 52 países. O estudo é organizado nos EUA e baseado no rastreamento de mais de 165 mil campanhas online ativas em vários Países, referentes a 1.700 contas do Google AdWords.

Segundo o relatório, as impressões e cliques em pesquisa móvel paga cresceram, respectivamente, 126% e 68% no terceiro trimestre. Atualmente, a busca móvel representa 53% dos cliques, sendo que desktops e tablets representam, respectivamente, 36% e 11%. Considerando dados do Relatório do Segundo Trimestre de 2016, o investimento em busca paga móvel, cujo custo médio é mais baixo, cresceu 17%. Apenas um ano antes, o gasto em pesquisas pagas em desktops era 130% maior do que a móvel; no segundo trimestre de 2016 é apenas 22% maior e vem caindo consideravelmente trimestre a trimestre.

De acordo com Rodrigo Turra, presidente da iProspect Brasil, "embora em um ritmo menor, acompanhamos a mesma tendência no Brasil. Isso advém de três fatores principais: a maciça adesão aos smartphones, sua crescente aplicação nas jornadas de compra e a busca dos anunciantes por campanhas cada vez mais direcionadas e assertivas".

O relatório também aponta que os anunciantes têm sido mais proativos em atingir consumidores potenciais em seu dispositivo digital primário, que chega a ser desbloqueado de 80 a 110 vezes ao dia. Uma abordagem centrada no móvel será ainda mais importante à medida que os anunciantes criarem uma jornada online exclusiva para o ambiente móvel. Mudanças técnicas em anúncios e buscas pagas no ambiente móvel também contribuíram muito para este movimento. Por exemplo, em julho de 2016, o Google criou o Google's Expanded Text Ad Formats (ETAs), que propiciou aos anunciantes 50% mais espaço para mostrar suas mensagens.

O presidente da iProspect Brasil completa que "estes indicadores mostram não apenas a prevalência da busca paga móvel, mas dos dispositivos móveis de forma geral. Logo, toda a estratégia de comunicação deve estar alinhada a essa questão, a começar do entendimento de como o dispositivo móvel se insere na jornada de compra do consumidor". 

iProspect Brasil 

A iProspect Brasil é a agência de marketing digital full performance pioneira em seu segmento e com uma rede presente em 52 países. Pertence à Dentsu Aegis Network, terceira maior rede de comunicação do mundo, sendo a maior compradora de anúncios do Google e parceiro estratégico Alpha do Facebook. Com 20 anos de atividade, sendo 10 no Brasil, a agência emprega 3.000 colaboradores no mundo e 110 no Brasil. O portfólio abrange soluções que atingem todos os canais digitais, desde pesquisa e planejamento, gestão e operacionalização de mídia, links patrocinados, mídia gráfica, mídia programática, vídeo, social, afiliados, comparadores de preço, SEO, conteúdo, gestão de redes sociais, criação, até análise e otimização da usabilidade de canais (proprietários ou não).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.