Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Nova lei de segurança cibernética aprovada pela China gera tensão entre multinacionais

Nova lei de segurança cibernética aprovada pela China gera tensão entre multinacionais

0
Publicidade

O Parlamento chinês aprovou nesta segunda-feira, 7, uma polêmica lei sobre a segurança cibernética que restringe a liberdade de expressão na internet e obriga as empresas, incluindo as estrangeiras, a cooperar com o Estado para “proteger a segurança nacional”.

A nova lei tem como objetivo restringir e centralizar o controle estatal sobre os fluxos de informações e equipamentos de tecnologia e ameaça punir as empresas que permitirem que informações não aprovadas circulem online. Ela exige ainda que os operadores de rede forneçam “apoio técnico” às autoridades para a segurança nacional e investigações criminais.

O Partido Comunista da China (PCC) restringe há algum tempo o acesso a sites estrangeiros como Google, Facebook e Twitter graças a um sofisticado programa chamado “Great Firewall”, um jogo de palavras em inglês que mistura os termos Grande Muralha (Great Wall) e firewall, os sistemas de proteção da rede de computadores.

A lei atraiu críticas de grupos empresariais estrangeiros devido à extensa lista de setores que são definidos como parte da “infraestrutura de informação crítica” da China, tornando sujeitos a controles os setores de telecomunicações, energia, transporte, serviços de informação e finanças. Os parlamentares chineses disseram que a lei como necessária para reforçar sua segurança de dados em um momento de multiplicação de ameaças.

Um porta-voz da Administração de Segurança Cibernética da China, descartou em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira as preocupações entre empresas estrangeiras de que a exigência de que as tecnologias sejam “seguras e confiáveis” ou “seguras e controláveis” possam excluir seus produtos do mercado chinês, o maior do mundo na atualidade.

“Sempre que procuramos trazer segurança e confiança… alguns de nossos amigos, especialmente nossos amigos estrangeiros, veem isso como sinônimo de barreiras comerciais”, disse Zhao Zeliang, porta-voz da CAC. “Este é um mal-entendido, uma visão tendenciosa.”

A China, muitas vezes acusada de apoiar ataques cibernéticos em outros países, enquanto se mostra como uma vítima frequente de hackers, estabeleceu um projeto agressivo para reforçar a cibersegurança desde que o presidente chinês, Xi Jinping, chegou ao poder há quatro anos. Os esforços se aceleraram em 2013, quando o ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, revelou o extenso programa de espionagem do governo norte-americano, envolvendo inclusive redes chinesas.

As revisões de segurança estipuladas na nova lei reavivaram as preocupações entre as empresas norte-americanas de que serão forçadas a “abrirem” seu código fonte e outros segredos corporativos ao governo chinês para provar que seus equipamentos são seguros, disse Jake Parker, vice-presidente de operações do Conselho Empresarial Brasil-China, entidade de comércio que representa empresas norte-americanas na China.

A nova lei de segurança cibernética não especifica o que as revisões de segurança implicarão. A ideia de exigir a divulgação do código-fonte foi colocada em rascunhos de várias regulamentações chinesas no ano passado, mas depois foi removida devido aos intensos protestos dos EUA e de outros países.

Grupos empresariais estrangeiros disseram que a formulação vaga da lei deixa claro que as empresas serão obrigadas a armazenar dados na China ou submeter sua tecnologia para revisões de segurança. Algumas empresas estrangeiras, como a Apple, já armazenam alguns dados de usuários locais em servidores localizados na China. Com agências de notícias internacionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile