ONU usa análise de dados em missões humanitárias

0

A Qlik anuncia parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) para ajudar na eficácia dos esforços humanitários a partir da análise de dados. A entidade, por meio do Escritório de Tecnologia da Informação e Comunicações (OICT, na sigla em inglês), utilizará a plataforma Qlik para criar aplicações que auxiliem nas missões e apresentem informações de fácil análise e uso.

Como parte do programa "Change Our World" de responsabilidade social da Qlik, a parceria oferece softwares e serviços que tornam as organizações humanitárias ainda melhores ao organizar a trazer sentidos aos seus dados.

Por meio dos esforços do OICT, a ONU pretende analisar o andamento de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio da apresentação de indicadores de dados disponíveis, que podem identificar melhorias para o bem-estar da população:

Data Portal for Minimum Set of Gender Indicators (ou Portal de Dados para Conjunto Mínimo de Indicadores de Gênero, em tradução livre) apresenta estatísticas chave de áreas como educação, mercado de trabalho, e saúde, que são importantes para medir as diferenças sociais e econômicas entre homens e mulheres. Estatísticas de gênero tendem a identificar, produzir e disseminar dados que refletem a realidade de homens e mulheres, e problemas políticos relacionados à igualdade de gênero. O aplicativo foi lançado pelo Departamento Econômico e Social no 6º Fórum Global de Estatísticas de Gênero em Helsinki, Finlândia. O Fórum reúne diversos governantes de todo o mundo e agências da ONU que trabalham com assuntos relacionados a gênero.

O aplicativo The Security Council Highlights 2015 (ou Destaques do Conselho de Segurança 2015, em tradução livre) analisa as informações de 245 encontros, 64 resoluções adotadas e 26 discursos presidenciais. O público pode explorar itens da agenda, missões por região do Conselho de Segurança, decisões e votações.

O aplicativo UN Comtrade Analytics, organizado a partir da base de dados internacional Comtrade e desenvolvido pela Divisão de Estatísticas da ONU, contém visualizações interativas disponíveis para download, que trazem os mais recentes dados de mercado disponíveis na base da ONU. Os dados de exportação e importação dos países são disponibilizados em um mapa global em que as cores definem a relevância dos mercados, as balanças comerciais, os principais parceiros comerciais, as commodities mais negociadas, entre outros. É possível ainda customizar o mapa selecionando países individualmente ou em grupos, regiões e/ou commodities e períodos de tempo.

"O poder do que fazemos não está somente nos dados, mas no que os dados fazem pelas pessoas", afirma Lars Björk, CEO da Qlik. "É animador ver a visão da ONU, não somente de impulsionar seus dados, mas de fazer com que eles estejam disponíveis para conhecimento de todo o mundo. Estou orgulhoso da Qlik por ajudar a oferecer a ONU possibilidades a partir de seus dados, e espero que juntos nós possamos usar essas informações para transformar governos e regiões com pessoas necessitadas."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.