Presidente do GGTI prevê maior demanda por soluções inovadoras

0

As empresas que trabalham com soluções inovadoras e criativas devem se preparar para um aumento intenso e repentino da demanda nos próximos meses, adverte André Navarrete, vice-presidente da Sucesu-PE e presidente do Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação (GGTI). "Começou a cair a ficha dos empresários em relação à economia disruptiva, que cria, do dia para a noite, novos padrões de consumo e de negócios", afirma o consultor.

andre-navarrete1

Se tivesse de aconselhar os grandes e médios empresários brasileiros, Navarrete sugeriria que projetassem "um Uber em suas vidas". Porque, segundo ele, é inevitável que, em todas as áreas, um jovem desenvolva um aplicativo que modifique totalmente a estrutura empresarial tradicional.

"Hoje compramos remédios em farmácias. Quem garante que você não terá uma impressora 3D nos hospitais para imprimir os medicamentos? É por isso que as drogarias investem em produtos de higiene pessoal e outros itens, a fim de atrair o consumidor para uma experiência mais completa de mercado."

Para Navarrete, 2017 será um ano paradigmático na inovação e criatividade, já que algumas reformas econômicas estarão concluídas e outras bem adiantadas. Com um cenário econômico mais claro e favorável, as companhias desarquivarão investimentos. "Não existe investimento sem tecnologia, sem inovação. Assim que estas portas se abrirem, a demanda surpreenderá muitos empresários."

O presidente do GGTI elogia a sanção presidencial aos novos limites para enquadramento no Simples Nacional, à renegociação das dívidas tributárias de micro e pequenas empresas e à legalização de contratação de pessoas jurídicas para prestação de serviços em salões de beleza.

"Vejo como embrião de uma positiva flexibilização do mercado de trabalho. Estabelecendo teto de gastos públicos e facilitando as negociações entre profissionais e empresários vamos reduzir o contingente de pessoas sem trabalho nem renda."

O consultor também destaca o acerto da criação da figura do investidor-anjo, que pode apostar no sucesso de startups sem ser obrigado a responder pela administração da nova empresa e eventuais prejuízos. "O Brasil tem de transformar bairros degradados das capitais e cidades de porte médio em centros de atração da tecnologia, da pesquisa e desenvolvimento, e de startups. Temos de aproximar as universidades e centros de pesquisas do empreendedorismo."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.