Especialistas defendem revisão da Lei de Telecomunicações para desenvolver IoT

0

O secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, André Borges, ressaltou que há necessidade de desenvolver a infraestrutura como a revisão da LGT para oferecer suporte à faixa do 5G, além da isenção do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) para apoiar iniciativas já existentes.

Segundo Borges, "o produto da arrecadação de taxas e impostos tem que ser utilizado para infraestrutura das IoTs. Além disso, teremos que ter reformas públicas para implantar as novas políticas sem atingir o teto de gastos".

Durante o evento, Borges também comentou sobre o Plano Nacional de Conectividade e disse que a estratégia da Transformação Digital Brasileira já foi aprovada; além disso, já foi formado um comitê interministerial com representantes de grandes empresas e investidores.

Para o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), moderador do evento, esse processo no Brasil tem que ser acelerado. "A gente tem que aproveitar para uma visão estratégica do futuro", disse o deputado. Ainda de acordo com Lippi, a IoT (Internet of Things, em inglês) dá a oportunidade de o Brasil ser um player mundial de inovações para a América Latina, além de apresentar melhorias para cidades, serviços públicos, mais pró-atividade e competitividade em outras verticais.

Regulação

De acordo com o superintendente-executivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manoel Baigorri, "estamos revisando toda a regulamentação da Anatel para suprir a necessidade futura. É importante reduzir a carga regulatória sobre produtores e empresas de pequeno porte", pontua. Baigorri também assinalou que a Agência já está em um avançado nível de concretização à destinação das faixas de radiofrequências específicas para o 5G, que será essencial na implantação oficial da Internet das Coisas.

Na opinião de Baigorri, o aumento da produtividade vai ser tão grande "que é até difícil vislumbrar como o País vai ser impactado com essa nova onda tecnológica".

O presidente-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Sérgio Gallindo, acredita que a desoneração de data centers é um fator importante a ser considerado como desafio. Ele comentou que o gasto com OPEX chega a ser 40% mais caro no País que no resto do mundo. "O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e isso não volta aqui para dentro", acrescentou Gallindo.

Integração

A coordenadora-geral de Serviços Tecnológicos do Ministério da Ciência e Tecnologia, Eliana Cardoso, ressaltou a discussão que acontece com o Ministério da Indústria e Comércio, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), SENAI e SEBRAE, entre outros, sobre a Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia.

Na opinião de Eliana, não são ações apenas para o governo. "É uma união de pontos e forças. Esse trabalho está sendo articulado junto à academia, governo e empresas. A produção dos projetos já começou, com recursos já destinados a isso."

Eliana também assinalou que a indústria 4.0, como a IoT vem sendo chamada por leigos, faz parte da quarta revolução industrial. "A primeira foi a mecanização, a segunda foi a produção em massa, a terceira foi a computação e, agora, o mundo digital. Temos que nos preparar porque o futuro já chegou", conclui Eliana.

Já para o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do BNDES, Ricardo Rivera, a redução de custos vai representar um ganho de imagem para o País. "Entre 15 e 20 projetos, dos temas rural, cidade e saúde, já receberam mais de R$ 360 milhões de investimento". Rivera também lembrou que é importante a geração de valor local e que, para isso, é necessário estudar as áreas onde o País pode se beneficiar dessa nova política.

Pesquisa

O coordenador de Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Ricardo Cordeiro Cruz, defendeu o apoio à pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, a gestão de recursos e o investimento em políticas de desenvolvimento para produção de bens de informática. "É um tema de vanguarda. O apoio ao desenvolvimento é de grande importância neste momento", ponderou. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.