Uma em cada cinco compras via aplicativo pode não ser segura, aponta pesquisa

0

Segundo estudo da Serasa Experian, uma em cada cinco compras feitas por aplicativos podem não ser seguras. Isso ocorre porque os apps trocam informações com endereços que não contam com o certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer), certificado digital que autentica a identidade de um site e criptografa os dados enviados para o servidor.

Se 21% dos aplicativos não contam com o SSL, no caso dos sites, o índice fica em 15%. Ao desmembrar o mapeamento por categorias, os portais governamentais são os mais desprotegidos, seguidos por corporativos e e-commerce. Estes acendem um sinal de alerta pelo grande volume de transações financeiras que realizam.

O número grande de sites e aplicativos sem segurança pode prejudicar consumidores que olham apenas o preço, principalmente nesta época do ano, perto da Black Friday e do Natal. Além disso, a Serasa Experian destaca que os sites com certificados SSL expirados podem perder vendas de compradores mais conscientes.

Uma forma de averiguar se o ambiente é seguro é procurar pela informação nas Políticas de Privacidade do app. Caso os termos não deixem claro o uso de criptografia, a recomendação é que a compra seja via desktop, sempre de olho se há o símbolo do cadeado ao lado da URL na barra do navegador. Os consumidores também não devem baixar aplicativos fora das lojas dos sistemas operacionais.

A Serasa Experian encomendou o estudo da BigData Corp., que captura e processa, continuamente, dados obtidos a partir de mais de 23 milhões de sites brasileiros (e mais de 1,5 bilhão no mundo todo). Para esta pesquisa, a empresa trabalhou com resultados obtidos na última semana de outubro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.