Governo precisa aprender a pagar serviços de TI por resultado

0

Em resposta a pressão do Tribuna de Contas da União, o governo federal – e especialmente as secretarias de Gestão e de Governo Digital do Ministério da Economia – se debruça sobre uma nova metodologia para precificar o pagamento por serviços de tecnologia da informação.

"A contratação de serviços é por natureza mais complicada de especificar e precificar. Ao longo do tempo, já são 20 anos, o TCU fez um trabalho que trata do 'paradoxo do lucro-incompetência', quando a administração contratava postos de trabalho e quanto mais funcionários a empresa colocasse dentro do órgão, mais recebia por isso, independentemente do que entregava", lembrou o diretor de fiscalização de TI do TCU, Rui Ribeiro, ao discutir compras públicas no 5×5 Tec Summit nesta segunda, 7/12.

"Não é que não se possa contratar mão de obra, mas que tem que estar vinculado a um resultado. Nesses modelos novos, a administração foi criando mecanismos diferentes. No caso de desenvolvimento de sistemas, passou-se a usar ponto-de-função, que tem seu mérito. E para outros serviços foi criada a Unidade de Serviços Técnicos, mas que apesar de bem intencionada acabou gerando uma série de distorções."

Como lembrou, dois Acórdãos recentes do TCU (2037/19 e 1508/20) fazem recomendações para que se normatize melhor a contratação de serviços. "Estão fazendo um modelo de metrificação da contratação de serviços, começando pela sustentação de infraestrutura. A ideia é que se metrifique a maioria dos serviços a serem contratados, de maneira objetiva. Software, por exemplo, ficou para depois, porque o ponto de função atende relativamente bem."

Segundo Ribeiro, "tem outros modelos em que se avalia a disponibilização de uma equipe e o nível de entrega de serviços pela equipe, o que também é razoável. O ponto central é que a contratação precisa medir resultado do serviço que foi contratado, e não a disponibilização de mão de obra, não apenas o 'entreguei e pronto'. Está funcionado? Faz o que se esperava? Os trabalhos são nesse sentido, para que a administração possa pagar por resultado, sem em nuvem, seja presencial". Redação: Equipe 5×5 Tec Summit

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.