Mais de 2 mil municípios adotaram sistema de pregão eletrônico

0

O novo Comprasnet, portal de compras públicas do governo federal, está disseminado como ferramenta preferencial de licitações em mais de 2,1 mil municípios do país. Como destacou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, ao abrir nesta segunda, 7/12, o 5×5 TecSummit, esse movimento facilita e barateia o processo pelo lado das prefeituras, mas também abre terreno para novos fornecedores.

"Hoje já temos mais de 2 mil municípios cadastrados utilizando o Comprasnet em suas licitações. É uma grande revolução, porque agora que o pregão eletrônico está de fato chegando ao município e isso cria uma série de barreiras e custos de transação para que fornecedores de todo o país, e até mesmo de fora, possam disputar licitações em todo o território nacional, e não apenas para o governo federal", afirmou.

A presença das cidades no portal Comprasnet duplicou ao longo de 2020, desde que, pelo Decreto nº 10.024/19, o uso do pregão eletrônico passou a ser obrigatório para compras realizadas com recursos oriundos de transferências da União.

Segundo Heckert, o projeto do Comprasnet 4.0 vem gradativamente modernizando a ferramenta, com novos recursos e facilidades. "Reformulamos a sala de disputa do ponto de vista do fornecedor, com uma interface muito mais amigável, inclusive com aplicativo mobile, para que o fornecedor possa participar de uma licitação até pelo celular. Estamos reformulando agora a visão do pregoeiro. E vamos em 2021 lançar uma nova sala de disputa com interface mais moderna e confortável para quem opera as licitações." Redação: Equipe 5×5 Tec Summit.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.