A importância da Inteligência Artificial na Justiça brasileira

1

"Justiça atrasada não é Justiça, senão injustiça qualificada e manifesta", foram essas as palavras utilizadas pelo advogado, político e jornalista, Rui Barbosa. A frase ainda permanece atual em pleno 2021, e precisamos ressaltar a importância de avanços tecnológicos na área jurídica nacional, com o objetivo de proporcionar aos brasileiros um sistema mais avançado e menos moroso, no ponto de vista da tramitação do processo.

A Inteligência Artificial chega para proporcionar mais celeridade nas etapas do processo, em um sistema tradicionalista e ainda muito apegado ao papel. Os Tribunais brasileiros começaram a adotar essa solução tecnológica para tornar o Judiciário mais rápido, proporcionando maior estabilidade e segurança jurídica.

Atualmente, o volume de tecnologia aplicada no Judiciário brasileiro é muito grande e toda essa mudança começou no início do ano 2000, na conhecida primeira onda de transformação digital da Justiça. Uma das pioneiras no mercado, a empresa de software Softplan ajudou a construir os primeiros processos totalmente digitais, tramitando integralmente de forma on-line e com o peticionamento realizado pelo advogado no sistema eletrônico. Esse modelo construído no Brasil, hoje, serve de referência para outros países da América Latina que seguem em uma Justiça completamente analógica e sem integrações.

A inteligência artificial aplicada diminui o tempo de espera e o volume de mão de obra na Justiça. Em São Paulo, por exemplo, um processo digital tramita em uma velocidade até 7 vezes maior em relação a um processo físico. Ligado a tudo isso, também temos uma importância com o meio ambiente, com uma maior economia de papel e custos.

Uma tecnologia com esse nível de robustez é importante para a automação de atividades que são manuais e repetitivas, ou seja, que não envolve a aplicação do conhecimento jurídico, como o preenchimento de cabeçários do processo, substituindo diversas horas de trabalho por apenas um clique em um computador.

Muitas pessoas pensam que a inteligência artificial pode substituir os humanos, mas na Justiça, ela veio para apoiar, tornando-se, inclusive, um fator-chave para promover uma segunda onda de transformação digital na Justiça. Hoje, graças a essa tecnologia aplicada no SAJ, descobrimos quase 20 mil novas denúncias vinculada à Lei Maria da Penha que estavam classificadas de forma equivocada por um humano. Foi possível reparar e garantir a proteção adequada a essas milhares de mulheres.

De acordo com o relatório da pesquisa "Tecnologia Aplicada à Gestão dos Conflitos no Âmbito do Poder Judiciário Brasileiro", produzido pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da Fundação Getúlio Vargas, atualmente, metade dos Tribunais brasileiros tem algum projeto de inteligência artificial em curso, em variadas fases de execução e focando em desafios atuais, como a transcrição automática de áudios, baseada em gravações dos Ministérios Públicos, além da Ciência de Dados estatísticos para determinados casos, a exemplo das vinculações automáticas a temas de precedentes que já tiveram uma solução definida por Tribunais Superiores.

Rodrigo Santos, diretor executivo da Unidade de Justiça da Softplan.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.