Azul Linhas Aéreas corta 35% dos gastos com links de internet

0

Essencial para as operações aéreas, as redes de internet precisam estar em pleno funcionamento para evitar atrasos em voos e demais problemas operacionais. Dessa forma, a Azul Linhas Aéreas, investiu na solução SD-WAN da Citrix Systems, para garantir o funcionamento das suas redes de internet em toda a sua operação nos aeroportos nacionais e internacionais.

Em sua operação, a Azul, companhia fundada em 2008, possui uma média de 860 voos diários e 130 destinos no Brasil e no exterior, a empresa conta com uma frota operacional de 134 aeronaves e mais de 12 mil tripulantes, sendo responsável por 30% do total de decolagens do país.

Com a pontualidade como marca registrada, a Azul precisaria – para atender plenamente a crescente demanda da companhia em expansão – contar com dois links de comunicação em todos os aeroportos nos quais a empresa opera, o que era inviável do ponto de vista estrutural. Por isso, foi escolhida a solução de SD-WAN da Citrix para aumentar a disponibilidade e a experiência dos usuários.

Antes da solução SD-WAN, a empresa utilizava links MPLS de grandes operadoras do mercado realizando contingência entra as duas, porém essa infraestrutura permite somente dois links de comunicação e, além disso, a empresa sofria com a falta de infraestrutura de rede adequada nos aeroportos do interior do país. Com a adoção do SD-WAN a empresa substituiu os links MPLS por links dedicados com menor custo, permitindo uma segunda ou terceira abordagem com a internet, seja por meio de uma rede 4G ou por meio de uma internet local.

Disponibilidade

"Hoje temos um nível de disponibilidade de quase 100%, além de uma redução de 35% em custos com links de internet. Isso é muito significativo quando levamos em conta que operamos em muitos aeroportos do interior do País, que carecem de infraestrutura especializada. Hoje garantimos essa rede de backup em 100% dos aeroportos nos quais estamos em operação. Nossa tripulação não sente o desconforto da contingência porque o SD-WAN está sempre funcionando com a melhor opção de rede disponível. Antes da solução tínhamos as indisponibilidades dos links, agora a única indisponibilidade possível é quando há falta de energia no aeroporto", declarou Robson Braga, gerente geral de TI da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

A TDec, Integrador de Redes Seguras, foi a responsável pela concepção e desenho do projeto, desde o desenvolvimento técnico até o rollout da solução em 98 aeroportos em território brasileiro. A Solução SD-WAN foi implementada em outubro de 2019 e devido aos resultados satisfatórios, a TDec está desenvolvendo junto com a Azul o plano de expansão da solução para os datacenters dos principais fornecedores nas grandes conexões internacionais. A convergência entre os parceiros está prevista para 2022 na Europa, América do Norte e do Sul.

Confiança e disponibilidade

Segundo Robson, outro grande ganho da empresa a partir da adoção da solução de rede foi a descentralização da operação. Antes havia apenas um ponto de saída de internet para comunicação com o datacenter da companhia, esse ponto de saída fazia acesso aos bancos de dados e aos serviços internos e de parceiros. Quando havia qualquer degradação nesse ponto de saída, a operação era afetada em todos os aeroportos do país. "Com a adoção do SD-WAN e a saída pela internet local não temos mais esse ponto de falha. Se houver uma degradação no link do datacenter, não irá impactar a operação em outras cidades.", explica Robson Braga.

Ainda segundo Robson, a ferramenta da Citrix facilitou a expansão da companhia aérea ao proporcionar mais velocidade de implementação na abertura de um aeroporto. O gerente conta que o processo anterior demorava de 90 a 120 dias entre estudos de viabilidade técnica e processo de contrato com a operadora. Atualmente basta ligar o dispositivo da estrutura da Azul no aeroporto e a operação já está pronta para funcionar em convergência com a rede da companhia.

O SD-WAN da Citrix foi escolhido após uma prova de conceito (PoC) em concorrência com outros grandes players do mercado e foi o que apresentou o melhor desempenho em todos os pontos exigidos pela Azul: robustez da plataforma, simplicidade na instalação, gerenciamento de alto nível e um roadmap consistente.

"Empresas modernas como a Azul precisam de uma rede que possa acompanhar o ritmo do mundo digital, oferecendo a melhor experiência nos aplicativos centrais à inovação e ao crescimento. Nossa solução WAN Edge de próxima geração oferece essas soluções e é um prazer participar do crescimento de uma companhia aérea tão importante no cenário nacional e global", declarou Luis Banhara, diretor-geral da Citrix Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.