Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Demanda por profissionais de TI impulsiona crescimento de 35% da Runtalent

Demanda por profissionais de TI impulsiona crescimento de 35% da Runtalent

0
Publicidade

Há mais de dez anos o mercado já previa que por volta de 2020 o Brasil sofreria com a escassez de profissionais de tecnologia. Porém, o que ninguém sabia é que em meio a tudo isso aconteceria uma pandemia que impulsionaria a digitalização do mercado global e agravaria ainda mais esse cenário de carência de mão de obra em todo o mundo. “Muitas companhias viram a necessidade de ter ajuda de consultorias para a contratação de profissionais qualificados, já que a alta demanda exigiu agilidade nesse processo”, explica Ary Gatto, sócio-fundador e CEO da Runtalent.

A empresa, que nasceu em dezembro de 2020 fruto de um spin off do Grupo Essence, trabalha, exatamente, para ajudar o mercado a encontrar esses profissionais qualificados em multiplataformas de tecnologia – seja no formato de outsourcing de TI ou squads -, e viu seu crescimento disparar em função deste cenário: foram 30 novos clientes e um aumento considerável no volume de negócios na base, o que estimulou um crescimento de 35% em seu faturamento. Os mercados de varejo e e-commerce, indústrias química e farmacêutica e setor financeiro foram onde os negócios da Runtalent mais amadureceram.

Capacitação do time, atenção à áreas-chave e nova oferta

Para dar sustentação a alta demanda, Gatto afirma que os investimentos em três pilares foram fundamentais: capacitação e a criação de um programa de trainee do time de recrutamento (os profissionais chamados de tech recruiter); contratação de executivos para áreas-chave da companhia, entre eles Carla Botelho, que assumiu a gestão do marketing com foco em fortalecer a marca da empresa, e Allan Qualtieri, head de squads.

O terceiro pilar de investimentos da empresa foi o desenvolvimento da oferta de squads. “Uma tendência que já vinha há um tempo, mesmo antes da pandemia, era a implantação de squads dentro das empresas. Mas nós percebemos que, ao contratar uma squad formada dentro da Runtalent – e não com profissionais internos e consultores – o cliente tem acesso a uma solução mais ágil para conseguir responder às demandas dos seus projetos, sem contar que toda a gestão dessa equipe fica por nossa conta”, explica Gilberto Reis, diretor de Operações.

“Este ano, vimos nosso time crescer 10% e o turnover cair (número de pessoas que deixam a empresa). Mesmo com o mercado superaquecido, atingimos o menor turnover dos quatro últimos anos, cerca de 15% menos”, comemora Reis. A Runtalent tem, em média, mais de 200 vagas abertas todos os meses (https://runtalent.it/vagas/) para diversos perfis de profissionais, que vão de tech recruiter até desenvolvedores JAVA, NET e especialistas em SAP.

No próximo ano, a empresa estima um investimento de 20% a mais do que em 2021, com foco no desenvolvimento de pessoas e novas soluções.

Gestão transparente das operações

As empresas estão mais focadas na área do negócio, ou seja, nas Keys Results que determinarão o rumo da organização. E nesse contexto, as squads ágeis têm a vantagem de poder se moldar às necessidades do cliente com transparência, comunicação, adaptabilidade, produtividade, tecnologia e segurança e, assim, conseguem com que o cliente alcance o propósito inicial.

Equipes ágeis transformam os projetos, conseguem mensurar com muito mais facilidade o que poderá ser entregue em uma sprint, realizam ajustes quando necessário para que o projeto ou produto consiga ser entregue na data planejada.

A experiência com as squads ágeis para seus clientes vem dando tão certo que a Runtalent optou por implantar o mesmo formato em seu próprio núcleo de atendimento ao cliente, que envolve as áreas comerciais, recrutamento e seleção, e business partners.

“Internamente, aplicamos as squads ágeis por dois motivos: para tornar as atividades diárias mais visuais, ágeis e interativas entre os colaboradores; para entender melhor o que os nossos clientes precisam”, explica o diretor de Operações. “Com a implementação do ágil, atingimos o que chamamos de gestão transparente da operação. Conseguimos avaliar, em tempo real, todas as pendências, processos em andamento, bloqueios e paralisações, e tudo o que cada time está realizando frente ao planejado”, enfatiza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile