NFC ainda não terá vez em 2013, diz Frost & Sullivan

0

Para a Frost & Sullivan, 2013 ainda não será o ano do NFC na América Latina e o 4G ainda estará em fase inicial. Na previsão divulgada nesta terça-feira, 8, a companhia espera uma consolidação de usos alternativos de aparelhos celulares durante o ano como parte do desafio de encontrar novos modelos de negócios para operadoras.  

Segundo o team lider de telecomunicações da equipe de ICT da empresa, Renato Pasquini, a tecnologia de comunicação por proximidade de campo (NFC) não está madura o suficiente no País. "O que veremos são alguns trials, como a Telefônica/Vivo e a Claro anunciaram", explica. Mas isso não significa que os pagamentos móveis não estarão em alta entre as tendências para o ano. Em 2013, diz, "vamos ver a maioria dos serviços utilizando SMS e USSD, pois funcionam em todos os tipos de equipamentos".

A tecnologia USSD, uma espécie de interface básica de texto compatível com qualquer terminal, foi adotada pela Telefônica/Vivo em parcerias com a PayPal e com a Mastercard no ano passado. Pasquini acredita que isso incentivará a parcela da população que ainda não é bancarizada, embora ressalte que o setor ainda esteja engatinhando no Brasil. "Em 2012 o m-payment só teve 7,2 milhões de transações, comparado com 9,7 bilhões com o cartão de crédito. Mas vamos ver um crescimento relevante em 2013", acredita.

Outra solução móvel na qual a Frost & Sullivan acredita é a de m-health, especialmente com o uso de smartphones. Renato Pasquini cita o caso de sucesso do Instituto Carlos Slim no México, que oferece o serviço de monitoramento via iPhone para 8 mil pacientes com HIV, diabetes e doenças do coração. "Deverá ser uma tendência grande para a América Latina em populações que não estão próximas de hospitais", diz.

O executivo acredita também que em 2013 o 4G ainda estará em fase de testes no Brasil, com implantação da infraestrutura das redes e verificação da qualidade do serviço. "Inicialmente vai ser focado em banda larga móvel, com os modems USB, e com assinantes high-end. (As operadoras) estarão experimentando os serviços. De 2014 em diante, veremos uma penetração maior", diz.

Outras previsões

O executivo aponta como tendência também o aumento do uso de Wi-Fi para desafogar as redes 3G e 4G; uso de smallcells, femtocells e estrutura compartilhada para aumentar a cobertura da rede móvel das operadoras; iniciativas de cloud computing como armazenamento na nuvem; e-learning; e o uso do dividendo digital (faixa dos 700 MHz e 800 MHz) na América Latina para complementar ofertas de quarta geração de rede de celular ao permitir cobertura maior e mais barata.

A expansão de redes de ultra banda larga fixa, como a oferecida pela Telefônica/Vivo no Brasil, deverá continuar com velocidades acima dos 100 Mbps, segundo a Frost & Sullivan. Outro mercado que deverá começar a mostrar resultados mais significativos é o de comunicação máquina-a-máquina (M2M). Os principais desafios, ainda segundo Renato Pasquini, serão conseguir retorno de investimento em cima dos novos modelos de negócios, explicar os serviços de valor agregados aos clientes e descobrir meios de lucrar em cima de plataformas como redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.