Publicidade
Início Notícias Comunicações Projeto de Lei propõe proibição de fidelização em serviços de telecomunicações

Projeto de Lei propõe proibição de fidelização em serviços de telecomunicações

0
Publicidade

O Projeto de Lei (PL) 5.267/13, que visa proibir contratos de fidelização de usuário em serviços de telecomunicações, está sendo analisado pela Câmara dos Deputados. O texto, de autoria do deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), sugere alteração do Código de Defesa do Consumidor (Lei 80.789/90) ao proibir cláusulas de período de carência que obriguem ao consumidor pagar multas para o cancelamento antecipado em contratos de telefonia fixa, telefonia móvel e acesso à internet. O projeto anularia tais cláusulas, embora não especifique se seria retroativo.

“Hoje, com a fidelização, temos a imposição de uma verdadeira prisão aos usuários dos serviços de telecomunicações, que ficam impossibilitados de trocar de operadora, mesmo que lhes sejam oferecidas mais vantagens e melhores preços por um concorrente de sua operadora atual”, diz o texto de Coimbra.

A proposta será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como tem caráter conclusivo, o projeto será votado apenas por essas comissões, dispensando a deliberação do Plenário. Caso haja decisão divergente entre esses grupos, o texto perde tal status.

Vale lembrar que a Anatel considera o acesso à Internet como serviço de valor adicionado, e não como um serviço de telecomunicação propriamente dito. Com informações da Agência Câmara.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile