FBI diz não ter dúvida sobre participação da Coreia do Norte no ciberataque à Sony

0

O diretor do FBI, a polícia federal norte-americana, disse na quarta-feira, 7, que os Estados Unidos concluíram que a Coreia do Norte, de fato, está por trás do ciberataque à base de dados da Sony Pictures Entertainment, que culminou no roubo de documentos e destruição de dados. De acordo com James B. Comey, foi possível chegar a essa conclusão porque os hackers não conseguiram mascarar sua localização quando invadiram os servidores da empresa.

Embora o ditador norte-coreano, Kim Jong-un tenha negado envolvimento nos ataques, Comey explicou que em vez de fazer o roteamento de alguns dos ataques e mensagens através de servidores que normalmente são usados como chamariz para despistar sua localização, os hackers enviaram diretamente para endereços de internet conhecidos na Coreia do Norte.

O diretor do FBI não forneceu mais detalhes sobre a prova, mas altos funcionários do governo americano disseram ao jornal New York Times que analistas do FBI descobriram que os hackers fizeram um erro crítico, entrando em suas contas no Facebook e nos servidores da Sony a partir de endereços de internet na Coreia do Norte. Segundo os funcionários, isso ficou tão evidente que os hackers rapidamente reconheceram o erro.

Em resposta aos questionamentos sobre por que os EUA pensam que os ataques partiram da Coreia do Norte, Comey disse que os hackers foram "desleixados" e depois tentaram cobrir seus rastros. A confirmação de participação da Coreia do Norte vem pouco mais de três semanas depois de o presidente Barack Obama ter acusado publicamente os norte-coreanos de autoria do ataque. Na semana passada, o governo americano impôs uma série de sanções contra altos funcionários norte-coreanos como retaliação pela ação.

Aval de general norte-coreano

Ainda que Comey não tenha citado diretamente o envolvimento do governo norte-coreano no episódio, o diretor de Inteligência Nacional dos EUA, James Clapper, foi mais assertivo e disse ter fortes suspeitas de que seu homólogo norte-coreano, o general Kim Chol Youn, esteja por trás do ataque à Sony Pictures.

Segundo o site de notícias Daily Beast, Clapper fez a declaração durante palestra na quarta-feira, 7, na Conferência Internacional sobre Segurança Cibernética, em Nova York, e explicou que, se o ataque partiu realmente da Coreia do Norte, o general Kim teria que autorizar a ação. "Kim é um general de quatro estrelas, que comanda o Birô Geral de Reconhecimento da Coréia do Norte Geral."

A acusão de participação do país no ciberataque se deve ao lançamento do filme "A Entrevista", com Seth Rogen e James Franco, cujo enredo é sobre um plano de dois jornalistas recrutados pela CIA para exterminar o líder norte-coreano. A Sony chegou a anunciar o cancelamento do filme devido às ameaças feitas pelo grupo de hackers autodenominado "Guardiães da Paz" (GOP), que reivindicou a autoria do ciberataque, de que às pessoas que fossem aos cinemas ver o filme correriam riscos, mas voltou atrás após duras críticas dos EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.