Publicidade
Início Blogueria A importância do user experience para o desempenho de ferramentas de BI

A importância do user experience para o desempenho de ferramentas de BI

0
Publicidade

Com a transformação digital tomando conta das empresas, gestores e analistas de negócios agora contam com uma infinidade de soluções para otimizarem e organizarem seu trabalho. Dentre elas estão as ferramentas de Business Intelligence, que permitem rápido acesso e visualização de todos os dados das instituições, descartando a necessidade de acumular números e informações em infinitas planilhas. Mas, apesar dos ganhos com tais tecnologias, o principal desafio que estas mesmas instituições possuem atualmente é o de encontrarem, em meio a um enorme volume de dados, aqueles que de fato são relevantes para a tomada de decisão. Assim a seleção e disposição das informações tornam-se fundamentais na experiência do usuário (User Experience).

A maioria das ferramentas de BI hoje em dia está focada no que se denominou de “sef-service BI”, pelas quais os próprios usuários podem criar seus painéis de análises com gráficos e indicadores. À primeira vista parece simples, já na prática a adaptação a esse tipo de funcionalidade pode criar barreiras e em alguns casos até desestimular o uso da tecnologia, em especial pela disponibilização de uma infinidade de informações e dados sem uma organização visual. E isso pode se tornar um pesadelo para quem não dispõe de tempo para filtrar as informações que são de fato relevantes.

O trabalho de organizar visualmente os dados, aproveitando o máximo possível da ferramenta, passa por uma série de etapas. Antes de implementar o BI nas empresas, é preciso entender o perfil de quem irá utilizá-lo, produzindo um briefing. Na segunda fase constrói-se um protótipo por meio de wireframes – um layout de telas no qual o usuário consegue enxergar a interface final da ferramenta e como as informações estarão dispostas.

Nos projetos de implementação do Business Intelligence tradicional, a prototipação normalmente é responsável por cerca de 50% do volume de trabalho da camada visual, e fundamental para evitar frustrações – e, por conseqüência, retrabalho – quanto ao que será entregue.

O é importante seguir cada etapa da construção do BI com base na tríade: tipo de informação, objetivo e público. Só a partir disso, serão definidos os recursos mais adequados para o Business Intelligence da empresa.

Ao identificar o perfil dos usuários, suas expectativas e prototipar com base nestas premissas, pode-se perceber que uma navegação guiada, com análises pré-definidas, será mais proveitosa. Da mesma maneira, caso o perfil dos utilizadores seja mais investigativo, como é o caso de analistas, uma ferramenta de “self-service” possivelmente seja a mais indicada, já que permitirá com que qualquer pergunta de negócio possa ser respondida.

O termo User Experience ultrapassa a ideia de como os usuários irão navegar na interface das ferramentas de BI, ou de como será o “look and feel” da análise de dados. Ao contrário, a verdadeira Experiência do Usuário de BI está em poder manipular as informações mais importantes, da maneira mais rápida e clara possível.

Fica por responsabilidade de designers e desenvolvedores entregar uma ferramenta pronta, personalizada, de fácil manuseio e preparada para responder a qualquer demanda. Dessa maneira, considerar a experiência do usuário na construção do BI possibilita insights de negócios mais valiosos.

Thiago Pessato, cnsultor de Design e Visualização de Dados da Cluster.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile