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Transformação tecnológica inova na gestão do setor de food service

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Quando tratamos de food service, estamos falando de negócios complexos, que envolvem uma série de departamentos, funcionários, prestadores, fornecedores e toda uma logística de compras e estoque. Gerenciar tudo isso exige uma visão 360º do negócio – e muitas vezes o problema pode estar naquele único grau perdido do campo de visão.

Pequenos desperdícios e disparidades no controle de estoque, erros de atendimento e irregularidades de caixa podem somar a milhares e até milhões de reais ao ano, dependendo do tamanho do negócio. Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do ano passado, apontou que 34% das empresas do segmento estavam operando no vermelho – mais do que o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior – e o prejuízo acumulado é a principal razão.

A boa notícia é que isso causou, nos últimos anos, uma mudança significativa na cultura operacional dos restaurantes em busca por novas tecnologias para diminuir as dificuldades de gestão e maximizar o aproveitamento dos recursos. Isso não significa modificar toda a estrutura de um restaurante e transformá-lo em um ambiente puramente high-tech, e sim criar uma cultura de gestão apoiada em softwares e dispositivos que vão impactar diretamente a eficiência do negócio.

Com as tecnologias da chamada terceira plataforma – como computação na nuvem e big data -, o setor de food service evoluiu exponencialmente. O processamento de dados na nuvem, por exemplo, tornou possível integrar milhares de dados estruturados de diferentes atividades, departamentos e franquias em uma única plataforma, acessadas a qualquer momento e de qualquer lugar. Combinadas com as novas ferramentas de gestão de food service, as antigas planilhas de excel, muitas vezes preenchidas manualmente, ficaram obsoletas diante da atual dinâmica de negócios.

Além disso, a disponibilização desses recursos na nuvem possibilitou a negócios menores investirem em ferramentas de gestão, sem depender dos altos gastos em hardware, atualização de softwares e contratação de profissionais capacitados para o gerenciamento de servidores.

Em questão de mobilidade e conectividade, o avanço tecnológico também possibilitou o gerenciamento de milhares de pedidos simultâneos com a implementação de comandas eletrônicas, tecnologia trazida ao Brasil e patenteada pela Cheff Solutions. Foi uma transformação significativa para substituir o papel e caneta nos estabelecimentos, o que podia resultar em pedidos desorganizados e demorados. E o uso cada vez mais frequente de dispositivos móveis, como celulares e tablets, proporcionou maior mobilidade e qualidade no atendimento.

Já as tecnologias de big data, conceito que engloba a captura e o processamento de grandes volumes de dados, oferecem a oportunidade de utilizar todas as informações geradas no restaurante e nas interações com os clientes. Com esses dados, gestores podem criar relatórios e obter insights valiosos sobre os clientes e o próprio negócio. Com as informações certas, eles podem, por exemplo, trabalhar em ações de marketing personalizadas.

Como é possível ver, o setor está embarcado em um movimento de avanço tecnológico na gestão dos negócios, empregando recursos de formas cada vez mais acessíveis e presentes no dia a dia operacional e do relacionamento com os clientes. São novas oportunidades para gestores conhecerem e participarem ainda mais da operação, eliminando pontos de prejuízo, maximizando a eficiência de trabalho e aproximando o setor da transformação digital.

Gabriel Germinara, sócio-fundador da Cheff Solutions.

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