Publicidade
Início Notícias Negócios Frost divulga 10 perspectivas de tecnologia para a América Latina em 2018

Frost divulga 10 perspectivas de tecnologia para a América Latina em 2018

0
Publicidade

Ignácio Perrone, gerente de pesquisa de transformação digital da Consultoria, compartilha as principais tendências que direcionarão o setor de Tecnologias de Informação e Comunicação em 2018:

  1. Transformação Digital

As tecnologias digitais irão melhorar o time-to-market e a experiência do cliente, proporcionando oportunidades de crescimento para as empresas de telecomunicações. Os principais elementos da transformação digital que estão sendo abordados atualmente pelas empresas de telecomunicações são o auto-serviço, Agile IT e as soluções por verticais como saúde, mobilidade, etc.

  1. Big Data para Telcos

As oportunidades de crescimento que o uso de Big data trará  para as empresas de telecomunicações latino-americanas irão beneficiar o atendimento ao cliente e as estratégias de negócios. Na América Latina, a  implementação de Big Data para Telcos tem como foco aumentar a compreensão das necessidades do cliente e assim melhorar sua experiência e relação com o provedor de serviços. Outras prioridades serão a prevenção de problemas com base em uma análise preditiva da rede e a criação de receita com base em oportunidades de vendas identificadas.

A despesa de capital total (CAPEX) dos serviços de telecomunicações de Big Data no mercado latino-americano deverá atingir US$ 778.8 milhões ao final de  2017. O investimento deverá atingir US$ 1,7 bilhões em 2022, liderado pelo Brasil e o México.

  1. Mobile Money
  • As implementações para os não bancarizados impulsionarão o mercado latino-americano através de oportunidades de crescimento para as empresas de telecomunicações. Atualmente, o Brasil e a Colômbia possuem a maioria das implementações para a população não bancária, e as parcerias entre empresas de telecomunicações e bancos são dominantes na América Latina. Em 2020, 48% da população da América Latina ainda será desbancarizada.
  • Até o final de 2017, espera-se que o mercado de serviços de Mobile Money atinja 27.6 milhões de usuários registrados na América Latina com 7,4 milhões de usuários ativos. O Brasil lidera o mercado de serviços de Mobile Payment e Mobile Money na América Latina, representando cerca de 36.7% do total de usuários registrados em 2017.
  • Até 2022, a América Latina terá aproximadamente 180 milhões de usuários registrados de Mobile Payment e Money com 91,8 milhões de usuários ativos. No Brasil, México e Colômbia, os usuários registrados  chegarão a  aproximados 83,4 milhões, 39,6 milhões e 17,8 milhões, respectivamente.
  1. Monetização através da inovação

Novas fontes de receita irão surgir através de funções avançadas de classificação de crédito, cobrança, gerenciamento de políticas e gerenciamento de parceiros. Os processos de faturamento permitirão novas ofertas de serviços, bem como coletarão para seu uso.

  1. SDN/NFV

A economia de CAPEX / OPEX e a habilitação de redes programáveis ajudarão a oferecer novos serviços às empresas.

As empresas intensificarão a utilização de soluções de comunicação unificada hospedadas ou baseadas em nuvem em 2018.

  1. eCommerce e Marketplaces Online

Até 2019, as vendas através de comércio eletrônico na América Latina duplicarão em relação a 2016. O comércio  online B2C deverá atingir US$ 101,6 bilhões em 2025, com 3 principais segmentos  representando mais de 65% do mercado total:

1) Aparelhos, acessórios, produtos de beleza;

2) Livros, brinquedos e jogos, material esportivo;

3) Eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

  1. Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada migrou de aplicativos estáticos para aplicativos dinâmicos e abriu a porta para mais aplicativos em tempo real em verticais estratégicas . Em 2017, a América Latina aumentará o uso de Realidade Aumentada principalmente para aplicações de marketing, branding e jogos.

  1. Carrier Ethernet sobre WAN

O foco no valor dos dados será de o requisito mais crítico para as empresas  em 2018,  sendo mais valorizado que a velocidade ou a variedade dos dados. As empresas continuarão a ir cada vez mais para o “digital” para se manterem relevantes e competitivas em 2018, impulsionando a importância e o valor dos serviços Ethernet sobre WAN.

  1. Mobilidade

Enquanto os serviços de voz continuarão em declínio, os dados móveis e as aplicações empresariais móveis oferecerão oportunidades de crescimento.

Espera-se que a América Latina tenha mais de 2,5 bilhões de dispositivos conectados até 2025, uma média de 3,5 dispositivos conectados per capita, com uma taxa de penetração na Internet de 85% (590 milhões de usuários da Internet).

A contribuição do ecossistema móvel para o produto interno bruto (PIB) da América Latina chegará a US$ 360,3 bilhões em 2025.

  1. IoT Industrial

Novas soluções e serviços de dados oferecerão oportunidades de crescimento para as empresas de telecomunicações que encontrarem os parceiros certos. A América Latina testemunhará cada vez mais o surgimento de soluções e serviços de dados de IoT voltadas para empresas, alimentando o crescimento de serviços de telecomunicações não tradicionais. Os principais mercados de IoT Industrial em 2018 serão o México e o Brasil. Em 2021, esses dois países combinados representarão um mercado de IoT de US$ 6,3 bilhões.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile