App usa blockchain para rastrear qualidade e origem do café

0

Um novo aplicativo móvel para consumidores chamado "Thank My Farmer" vai permitir que apreciadores de café rastreiem o produto para entender sua qualidade e origem e até apoiem o agricultor que cultivou os grãos. Desenvolvido com empresas líderes em toda a cadeia de suprimentos global, incluindo a brasileira Volcafe, além da Beyers Koffie, Federação Colombiana de Produtores de Café (FNC), ITOCHU Corporation, Jacobs Douwe Egberts (JDE), Empresa JM Smucker, Rabobank, RGC Coffee, Sucafina e Yara International, o Farmer Connect é uma plataforma de rastreabilidade desenvolvida pelo IBM Blockchain projetada para ajudar a aumentar a rastreabilidade, eficiência e justiça na cadeia de suprimentos de café.

Atualmente, os consumidores de café consomem mais de meio trilhão de xícaras por ano, e até dois terços dos consumidores entre 19 e 24 anos dizem que preferem comprar café cultivado de forma sustentável e de origem responsável. Mas, apesar do progresso dos órgãos internacionais de certificação, ainda há falta de conhecimento sobre a necessidade de os cafeicultores lucrarem o suficiente para levarem seus produtos ao mercado.

Sua grande cadeia de suprimentos global dificulta a rastreabilidade do café. Uma vez cultivados, o grão faz diversas paradas, inclusive em cooperativas, exportadores, expedidores, importadores, torrefadores, distribuidores e varejistas antes de finalmente chegar ao consumidor. Cada participante desse complexo sistema rastreia apenas seu pequeno segmento da jornada e cada um usa seu próprio sistema para registrar dados. Isso significa que as informações sobre o produto estão fragmentadas.

Os consumidores que esperam diminuir a distância entre o barista do bairro e o agricultor que cultivou seu café agora têm uma solução, graças à mesma tecnologia Blockchain por trás do IBM Food Trust. O Farmer Connect está apresentando o aplicativo "Thank My Farmer", um sistema voltado para o consumidor que extrai informações diretamente do Blockchain de uma maneira padronizada que pode ser usada em todo o setor. Ele conecta o usuário a agricultores, comerciantes, torrefadores e marcas. As informações são apresentadas em um mapa interativo, permitindo que cada produto conte uma história de maneira simples e escalável. O aplicativo "Thank My Farmer" também apresenta projetos de sustentabilidade nas comunidades cafeeiras e uma oportunidade para os consumidores apoiá-los.

A tecnologia Blockchain junta todas as partes da cadeia de suprimentos de café, simplificando a troca e o rastreamento de informações e pagamentos e permitindo que o setor trabalhe em conjunto com mais confiança. Ele cria uma cadeia digitalizada permanente de transações que não podem ser alteradas. Cada participante da rede possui uma cópia exata dos dados e as adições à Blockchain são compartilhadas em toda a rede com base no nível de permissão de cada participante. Agricultores, atacadistas, comerciantes e varejistas podem interagir de forma mais eficiente usando acesso abrangente a dados em tempo quase real e os consumidores podem ter novas ideias sobre a origem dos produtos que consomem.

"A meta é humanizar o relacionamento de cada consumidor de café com sua xícara diária", afirma David Behrends, fundador e presidente da Farmer Connect. "Os consumidores agora podem desempenhar um papel ativo na governança da sustentabilidade, apoiando os cafeicultores nos países em desenvolvimento. Através do Blockchain e deste aplicativo de consumidor, estamos criando um ciclo virtuoso".

O novo aplicativo móvel será lançado no mercado geral no início de 2020. Usuários nos Estados Unidos e no Canadá poderão digitalizar códigos QR no café premium da marca 1850®. Os consumidores europeus poderão acessar o aplicativo "Thank My Farmer" por meio de uma nova marca de origem única, a Beyers 1769, assada na Beyers Koffie.

À medida que o aplicativo se expandir em 2020, grandes e pequenas empresas serão convidadas a participar e os consumidores de café poderão apoiar as comunidades onde o café é cultivado, financiando projetos locais. O Farmer Connect está incorporando atualmente a identidade auto soberana, uma nova forma de identidade digital criada com base na tecnologia de contabilidade distribuída, em colaboração com a Sovrin Foundation. Isso fecha o ciclo de uma economia circular que aumentará os meios de subsistência dos pequenos produtores, oferecendo transparência e uma melhor experiência para o consumidor.

Este trabalho com o Farmer Connect também é outro exemplo do impacto da IBM que estende a adoção da tecnologia Blockchain em muitos setores e casos de uso, transformando processos de negócios inteiros e fornecendo aos consumidores informações mais confiáveis. A IBM convocou redes Blockchain inovadoras em áreas como segurança alimentar, remessa global, financiamento comercial, mineração responsável e muito mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.