Procura pela CNH Digital cresceu 70% em São Paulo

0
25

A Carteira Nacional de Habilitação Digital já é utilizada por 3,42 milhões de pessoas no Estado de São Paulo. Desse total, 70% fizeram o download do documento no ano de 2020, o que corresponde a 2,38 milhões de cidadãos. Os dados são do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

A CNH Digital é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tem o mesmo valor jurídico da impressa, que continua sendo emitida aos condutores pelo Detran.SP. O documento em formato digital está disponível desde 2018 pelo órgão estadual de trânsito. 

A CNH é acessada por meio de um QR code presente no documento físico e é disponibilizada por um aplicativo, o CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal). Esse aplicativo está disponível nos principais sistemas operacionais dos telefones celulares e permite que o condutor gere a CNH sem precisar comparecer a uma unidade de atendimento do Detran.SP ou do Poupatempo. 

O código para baixar a CNH no aplicativo CDT é enviado no e-mail de cadastro do cidadão. Há também a opção de acesso pelo site do Poupatempo na aba "Serviços" (Desça até o ícone "CNH – Carteira Nacional de Habilitação" e clique em "Consultas e Acompanhamentos". Em seguida, clique em "Consulta do código de segurança da CNH digital"). 

Já para condutores com a habilitação emitida antes da nova tecnologia digital – sem o QR code – é preciso solicitar uma segunda via do documento para obter a versão online. A solicitação também pode ser feita pelo site ou aplicativo do Poupatempo. O valor da taxa é o mesmo da renovação. 

Deixe seu comentário