O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 8, que a inauguração da primeira fábrica brasileira de chips em Porto Alegreé um "divisor" na história da inovação tecnológica do país. A produção de chips ocorre no Centro Nacional em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), único fabricante na América Latina.
Segundo Lula, o Ministério de Ciência e Tecnologia investiu R$ 400 milhões no Ceitec que, por enquanto, produz chips para o rastreamento de rebanhos bovinos.
O presidente destacou ainda que, por meio da fábrica, o Brasil mostra ao mundo sua capacidade de competir internacionalmente no setor. "A coisa mais extraordinária é que, em 60 dias, nós conseguimos trazer de volta para o Brasil praticamente 100 engenheiros para trabalhar nessa fábrica – pessoas que são altamente qualificadas e que estavam, por falta de oportunidades, trabalhando no exterior", disse Lula.
"É isso que vai dar ao Brasil a dimensão de uma grande nação. O Ceitec é apenas o começo de uma caminhada do Brasil para um futuro muito promissor", completou. As informações são da Agência Brasil.
- Marco histórico