Quase dois anos antes da data prevista para expirar, o acordo exclusivo entre o Facebook e a Microsoft, que permitia que esta vendesse banners em certas partes do site, foi revisto. A Microsoft não será mais a responsável pelos anúncios da rede social. Segundo Jon Tinter, diretor geral do site de buscas Bing, da fabricante de software, o Facebook agora será a único a controlar o conteúdo publicitário de seu serviço.
O anúncio foi feito por meio de um post no blog oficial do Bing. O texto ressalta, porém, que a parceria não está acabando, apenas sendo reestruturada.
O Facebook já vendia anúncios nas páginas de perfil de usuários por conta própria há tempos, além de em outras partes do site, mas a empresa permitia que a Microsoft vendesse banners em certas partes do site desde 2006. O acordo, que foi ampliado em 2007, deveria ser mantido até 2011.
Tinter conta que as empresas chegaram a um acordo, pois "levando em consideração o tipo de propaganda que estava sendo veiculada no Facebook, simplesmente fazia mais sentido que a rede social assumisse total controle da estratégia de marketing do serviço".
Em troca, a Microsoft ampliará as ferramentas de busca fornecidas pelo Bing ao serviço norte-americano do site de relacionamentos, enquanto mundialmente a empresa de Bill Gates está anunciando a integração completa das duas ferramentas. Tinter considerou que a mudança no acordo de cooperação ajudará a Microsoft a melhorar suas campanhas publicitárias no Windows Live Messenger e no Hotmail, serviços de mensagem instantânea e e-mail da empresa.
- Acordo revisto