União Europeia terá carregador universal para celular e smartphone

0

Usuários de telefonia móvel dos 27 países membros da União Europeia estão perto de poderem adqurir um carregador universal compatível com as principais marcas de telefones celulares e smartphones. O vice-presidente da União Europeia, Antonio Tajani, recebeu nesta terça-feira, 8, de representantes da DigitalEurope, a maior associação européia da indústria de tecnologia um protótipo de carregador universal desenvolvido de acordo com parânetros técnicos definidos pela União Europeia.
Em junho de 2009, 14 fabricantes de aparelhos assinaram um memorando de entendimento com a UE, no qual se comprometiam a desenvolver um carregador compatível com porta micro-USB – presente em grande parte dos telefones móveis e smartphones. Em dezembro de 2010 os parâmetros técnicos do novo carregador foram publicados pela UE e, a apartir de então, os fabricantes começaram a desenvolver o produto. A expectativa é que o carregador universal começe a ser vendido ao longo de 2011. Os 14 fabricantes envolvidos na iniciativa são: Apple, Emblaze Mobile, Huawei Technologies, LGE, Motorola Mobility, NEC, Nokia, Qualcomm, Research In Motion (RIM), Samsung, Sony Ericsson, TCT Mobile (Alcatel Mobile), Texas Instruments e Atmel.
As motivações da EU não são apenas relativas à comodidade do usuário em poder, por exemplo, usar um carregador emprestado. Cada vez que os usuários trocam de aparelho, eles adquirem também um carregador, o que resulta em uma coleção de carregadores velhos na casa das pessoas. Esses carregadores contribuem para gerar 51 mil toneladas de lixo eletrônico por ano na União Europeia. Mais detalhes sobre o projeto podem ser encontrados no site: www.onechargerforall.eu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.