Fusões e aquisições entre pontocoms têm alta de 124% em 2012

0

As fusões e aquisições envolvendo empresas de internet no Brasil cresceram 124% em 2012 na comparação com o ano anterior, totalizando 56 transações. O segmento foi o terceiro que mais concentrou operações no período, de acordo com pesquisa realizada trimestralmente pela KPMG com 43 segmentos de negócios. Os investimentos de empresas estrangeiras comprando brasileiras representaram 55,3% das operações, sendo realizadas 31 transações desse tipo.

“Em 2012, apesar da participação de brasileiros no protagonismo dos negócios ter sido significativa, ainda percebemos uma presença pronunciada dos estrangeiros, que atuaram forte principalmente na ponta compradora. No entanto, o apetite dos estrangeiros recuou consideravelmente ao final do ano, no quarto trimestre”, analisa o sócio-líder da área de fusões e aquisições da KPMG no Brasil e responsável pela pesquisa, Luis Motta.

Já no quarto trimestre, assim como o restante dos segmentos, as fusões e aquisições entre empresas pontocom apresentaram queda, com 9 operações entre outubro e dezembro, contra 19 no trimestre anterior.  Entre abril e junho foram 15 e, no primeiro trimestre do ano passado, 13. Porém, o resultado do quarto trimestre de 2012 foi superior aos números do mesmo período de 2011, com três transações a mais.

Motta destacou que o setor vem ganhando visibilidade ao longo dos anos conforme as movimentações aumentam. “Até o ano passado, apesar de contabilizarmos as operações, as empresas de internet não eram tratadas como um setor separado na nossa pesquisa. Os números de 2012 justificam nossa decisão tomar esse tipo de negócio como um segmento independente. O setor está em constante desenvolvimento, e teve o recorde de crescimento se comparado com as demais linhas de negócios analisadas. Ainda é difícil imaginar qual seria o limite no mundo da internet, por isso acreditamos que a  tendência ainda é de crescimento”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.