O Facebook está anunciando uma atualização do Safety Check, chamada Community Help, que vai permitir que as pessoas possam buscar e oferecer ajuda como comida, abrigo e transporte após qualquer situação.
"Nós acreditamos que a nossa comunidade pode nos ensinar novas maneiras de utilizar nossa plataforma. Vimos as pessoas usando o Facebook para dizer aos seus amigos e familiares que estavam bem depois de situações perigosas. Por isso, em 2014, nós lançamos o Safety Check para facilitar esse tipo de comunicação. Desde então, essa ferramenta foi ativada centenas de vezes, mas sabemos que podemos fazer mais para empoderar nossa comunidade a se ajudar.", fiz Naomi Gleit, vice-presidente de Social Good do Facebook
Com o Community Help, as pessoas poderão buscar e oferecer ajuda, trocar mensagens com outras pessoas diretamente, mesmo depois de um incidente. As publicações e posts serão organizados por categorias e localização, facilitando que as pessoas encontrem o que e quem elas precisam, já que elas serão notificadas automaticamente pela ferramenta.
"Primeiro, vamos disponibilizar o Community Help para desastres e incidentes naturais como incêndios e terremotos, na Arábia Saudita, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Índia, nas primeiras semanas. Com isso, queremos aprender mais sobre como as pessoas estão usando este produto para podermos melhorá-lo e disponibilizá-lo a mais países e para outros tipos de situações críticas", explica.
Para que a comunidade possa usar o Community Help depois de um incidente, o Safety Check precisa estar ativado primeiro. Para ativar o Safety Check, duas coisas precisam acontecer:
Primeiro, as agências de crise globais NC4 e iJET Internation alertam o Facebook que um incidente ocorreu, batizam o evento e nós podemos monitorar as publicações sobre o incidente na área indicada;
Segundo, se muitas pessoas estiverem falando sobre o incidente, elas podem ser buscadas para se marcar como "a salvo", além de convidar outros para fazer o mesmo.
A partir de hoje, em caso de um incidente ou desastre natural, as pessoas na localidade poderão ter acesso ao Community Help. Com isso, será possível buscar e oferecer ajuda, e trocar mensagens por meio da ferramenta.