Publicidade
Início Blogueria O significado do anúncio da P&G para a indústria digital

O significado do anúncio da P&G para a indústria digital

0
Publicidade

O mundo digital já estava sob alerta após o Facebook admitir falhas na mensuração e da revelação do White Ops recentemente, denunciando uma das maiores fraudes da publicidade na Internet por meio de bots que fingiam ser os veículos (publishers) legítimos da Rússia. O sinal vermelho acaba de chegar com o anúncio público da Procter&Gamble (P&G) de que a gigante de bens de consumo irá rever todos os contratos das agências em 2017 com o intuito de levar transparência à cadeia de fornecedores de mídia, afirmando que são obscuras na melhor das hipóteses ou fraudulentas na pior das hipóteses.

Quando a empresa que mais investe em mídia do mundo coloca sob suspeita os mecanismos de comprovação de resultados, além de fraudes e falta de transparência no ecossistema digital isso representa, por um lado, um golpe muito duro em todos aqueles atuam de forma correta e em busca das melhores práticas. Por outro lado, significa uma excelente oportunidade de se aprimorar e colocar em prática novas soluções. São obrigatórias ferramentas de medição e verificação, que permitam conferir a entrega eficaz de cliques e impressões das campanhas publicitárias, tanto para os publicitários como para as plataformas sociais e programáticas.

Segundo dados do IAB, aproximadamente metade dos anúncios online passam despercebidos por parte dos usuários, o que ocorre devido à falta de clareza sobre os parâmetros de visibilidade. Portanto, as marcas estariam perdendo ao pagar por anúncios que não são vistos. E é essa exatamente uma das queixas Marc Pritchard, Chief Brand Officer da P&G.

A iniciativa liderada pela P&G, sem dúvida, reverberará entre todos anunciantes e logicamente, as marcas estarão muito focadas em medir objetivos tangíveis como inscrições, transferências, compras e verificar se as campanhas foram realmente vistas. Para isso, as empresas de AdTech deverão seguir trabalhando com modelos de verificação confiáveis para apoiar as marcas com este desafio. Nosso papel é demonstrar que o investimento em publicidade mobile é uma oportunidade eficaz para que os anunciantes possam alcançar os seus objetivos de campanhas e estratégias.

É importante reforçar, como o próprio Pritchard alerta, de que a transformação para um ecossistema digital mais transparente e livre de fraude é um dever coletivo e desta forma deve envolver anunciantes, empresas de AdTech, publicitários, agências e veículos para encontrar ou aprimorar soluções que garantam o melhor retorno sobre o investimento de maneira eficiente.

Do ponto de vista da indústria de publicidade mobile, a certeza é de que a compra programática e os meios digitais em geral deverão se concentrar em criar melhores práticas para combater as fraudes, compreender e adotar medidas para as questões ligadas a viewability, com foco total na transparência da compra de mídia.  Sem dúvida, 2017 será um ano de muitas ações e trabalho para nossa indústria. O nosso sucesso depende, em grande parte, da nossa própria reputação.

Alberto Pardo, CEO e fundador da Adsmovil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile