Publicidade
Início Notícias Negócios Google incorpora fabricante de dispositivos para casas conectadas

Google incorpora fabricante de dispositivos para casas conectadas

0
Foto: Shutterstock
Publicidade

O Google anunciou uma fusão com a Nest, empresa que cria dispositivos para casas conectadas. A Nest já foi um departamento dentro do Google e há três anos opera dentro do mesmo conglomerado, a Alphabet.

A separação entre Google e Nest começou em 2015, quando a Alphabet foi criada para gerenciar as duas empresas e todas as outras que surgissem a partir do Google, como a companhia de carros autônomos Waymo, por exemplo.

No entanto, a origem da Nest é ainda mais antiga. A empresa foi fundada como uma startup em 2010 por um dos ex-líderes da Apple, Tony Fadell. Foi comprada pelo Google em 2014 por US$ 3,2 bilhões.

A partir de agora, a Nest deixa de ser uma empresa “quase independente” e passa a integrar o departamento de hardware do Google, comandado por Rick Osterloh, responsável por dispositivos como o smartphone Pixel, o Chromecast, o Pixelbook e o Google Home.

Osterloh, em entrevista ao CNET, explicou que o objetivo é alinhar a produção de hardware ligado a inteligência artificial dentro da Alphabet sob um mesmo teto. “Todos os investimentos do Google em inteligência artificial e aprendizado de máquina podem se beneficiar dos produtos da Nest. Apenas faz sentido que eles sejam desenvolvidos juntos”, disse o executivo.

Entre os produtos vendidos pela Nest estão termostatos, detectores de fumaça, câmeras de segurança e campainhas de vídeo. Tudo conectado à internet para que o usuário possa controlar diversas funções da casa pelo smartphone ou PC.

De acordo com o último relatório fiscal da Alphabet, a Nest é a única empresa do núcleo de “apostas” da organização – isto é, investimentos em tecnologias para o futuro que não têm relação com o negócio de publicidade que sustenta o Google – a dar algum lucro, ainda que os números exatos não sejam divulgados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile