2020: o ano da virada para os bots

0

Não restam dúvidas de que 2020 foi um ano extremamente desafiador, mas ao mesmo tempo um período no qual foram quebradas muitas barreiras e surgiram diversas oportunidades. Na área de atendimento ao cliente não foi diferente. Nela, um dos grandes avanços foi a maior abertura das empresas e dos consumidores ao uso de bots cognitivos, programas dotados de inteligência artificial que identificam as demandas do consumidor e a melhor forma de atendê-lo, sem necessidade de intervenção humana.

Com a indisponibilidade dos canais de atendimento presenciais durante a pandemia, essa tecnologia foi fundamental para absorver o aumento repentino de demanda observado em alguns segmentos a partir da migração acelerada de clientes para o atendimento via telefone e canais digitais. Na Algar Tech, por exemplo, tivemos um crescimento de 32% no volume de contatos, levando em consideração o primeiro bimestre do ano comparado com os primeiros meses das ações de isolamento social. Para lidar com essa alta, conseguimos migrar 40% desse volume para o digital, com mais de 60% dos atendimentos sendo resolvidos por bots.

O novo cenário imposto pela pandemia gerou mudanças nas expectativas e no comportamento do cliente, que ficou mais receptivo à utilização da tecnologia. Grande parte dos usuários relatou gostar da experiência e afirmou, em pesquisas, perceber um baixo esforço para solucionar problemas, elogiando a velocidade de resposta e assertividade dos bots. Prova disso é que, em duas de nossas operações, as notas da pesquisa NPS (Net Promoter Score) dadas aos bots chegaram a ser superiores ao do atendimento humano. E a tendência é obter resultados ainda melhores, graças ao aprimoramento constante por meio de curadoria e machine learning, que fazem com que a solução aprenda a partir das interações realizadas.

Em resumo, não são poucos os fatores que justificam o investimento em um chatbot. Eles são uma alternativa que oferece maior velocidade de resposta, comodidade e conveniência para o consumidor e chances reduzidas de erro para processos padronizados. O atendimento automatizado diminui as filas nas centrais de atendimento tradicionais e tem um custo até 50% menor, ainda que seja alto o uso de tecnologias e integrações sistêmicas, e que haja a dedicação de um time especializado para sustentação das plataformas.

Somados com a satisfação dos consumidores finais, esses benefícios têm feito com que um número crescente de organizações se tornem adeptas aos chatbots, principalmente nos segmentos de telefonia, cosmético e financeiro. Há ainda ramos de menor aceitação, no entanto é apenas uma questão de tempo para que adotem o mesmo caminho.

Mas nem tudo são flores, é claro. Apesar dos avanços na aceitação dos consumidores, enfrentamos receios de uma parcela quando é preciso fornecer dados pessoais, como CPF ou número da conta, mesmo com todos os protocolos de segurança adotados. Além disso, eles ainda preferem o atendimento humano em casos mais complexos ou urgentes – o que mostra que as pessoas e sua capacidade de raciocínio e empatia serão sempre fundamentais no relacionamento entre clientes e empresas. As atividades mais simples, como transações financeiras, service desk e atualizações de cadastro, demandam menos da inteligência artificial e podem ser resolvidas com poucos cliques.

Outro grande desafio para a massificação do uso de chatbots é que, para que sejam canais resolutivos, requerem integração com sistemas legados, o que pode dificultar a implementação. Nesses casos, atualizar ou construir novas arquiteturas técnicas e intensificar o uso de API's são passos inevitáveis para qualquer empresa que esteja realizando sua transformação digital e buscando maior competitividade no mercado. Um percurso que nem sempre é fácil, mas que é recompensado com redução de custos, melhoria na experiência e aumento da satisfação dos usuários (clientes, parceiros, fornecedores, funcionários etc.).

Em 2020, várias empresas já mostraram estar prontas para os bots. E a sua?

Marco Aurélio Borges Matos, diretor de gestão do relacionamento com o cliente da Algar Tech.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.