Avast lança plataforma para segurança virtual móvel

0
0

A Avast Software, anuncia o lançamento da Avast Virtual Mobile Platform (VMP), construída sobre a Virtual Mobile Platform do fornecedor de segurança móvel corporativa Remotium, empresa recentemente adquirida pela Avast. Projetada especificamente para atender as necessidades de soluções móveis das empresas, a Avast VMP traz uma abordagem diferente das soluções atuais de gerenciamento de mobilidade corporativa (EMM – enterprise mobility management), focando na segurança dos dados ao invés dos dispositivos.

Por meio de sessões que não deixam qualquer vestígio de dados no dispositivo, a Avast VMP evita o furto de dados da empresa, ou apropriação indevida dos dados do usuário num telefone ou num computador. A plataforma proporciona confiança e segurança de que as informações e dados da empresa permanecerão seguros, e que a privacidade pessoal do funcionário estará sendo respeitada. Ela inclui recursos que permitem aos usuários fazer e receber chamadas criptografadas uns para os outros e enviar mensagens de texto que não deixarão rastros no aparelho. Também está incluído um engine de gerenciamento de políticas para mais segurança, flexibilidade e controle sobre os aplicativos, dados e usuários.

Uma recente pesquisa da Avast sobre o impacto do BYOD (Bring Your Own Device) na segurança corporativa com mais de 100 profissionais de TI, incluindo executivos sênior de TI e gerentes com funções de segurança, revelou que o aumento de produtividade é o principal objetivo da maioria dos programas de mobilidade corporativos. Os entrevistados também informaram que o furto de dados (datajacking) é o maior desafio de segurança que eles estão enfrentando atualmente. Eis algumas conclusões da pesquisa:

  • Perto de 80% das empresas permitem aos empregados acesso a aplicações corporativas móveis por meio dos dispositivos pessoais deles
  • Em 76% dos programas de mobilidade BYOD ou corporativos o principal objetivo é aumento de produtividade, seguido por aperfeiçoamento de serviço ao cliente (54%) e aumento de receita (45%)
  • 72% citaram furto de dados como o maior desafio de segurança relacionado à mobilidade corporativa, seguido por malware (67%) e conformidade (compliance) dos funcionários (58%)
  • Perto de 50% das empresas permitem aos fornecedores ou outro tipo de 'terceiros' o acesso móvel a suas redes
  • As três maiores preocupações em relação às soluções de mobilidade corporativa são a privacidade do funcionário (55%), facilidade de implantação/gerenciamento (53%) e conformidade (52%)

"Com o uso de dispositivos móveis pessoais agora implantado nos ambientes de trabalho, a Avast Virtual Mobile Platform atende a necessidade de uma tecnologia de segurança poderosa e de nível corporativo, que auxilia os funcionários, as unidades de TI e de negócios a alcançarem suas metas de produtividade", disse Sinan Eren, vice-presidente e gerente-geral da Avast Mobile Enterprise.

Saúde

Os usuários da plataforma Avast VMP em setores altamente regulados como saúde, serviços financeiros e justiça também irão se beneficiar muito desses novos recursos, habilitando máxima segurança nas comunicações entre usuários. Para a área de saúde, a Avast VMP proporciona conformidade instantânea com a regulação HIPAA norte-americana (Health Insurance Portability and Accountability Act) e permite aos médicos enviarem fotos e visualizarem imagens médicas sem que qualquer uma fique em seus dispositivos pessoais. Usuários que trabalham em serviços financeiros ou jurídicos poderão falar sobre valores ou transações confidenciais sem correrem o risco de que as informações sejam expostas.

"Nos últimos anos, apareceram novas características na infraestrutura virtual móvel, especificamente por causa do constante desafio que a mobilidade apresenta em relação ao conteúdo, aplicações, dados e fluxo de trabalho nos smartphones e tablets, para as quais os esquemas tradicionais de segurança, produtividade e governança não funcionam", disse Chris Marsh, diretor de Pesquisas da 451 Research. "A plataforma da Avast vai além das outras, tendo conformidade com HIPAA, permitindo ligações e mensagens criptografadas, além de aplicações como o SharePoint já configuradas para a platforma. Como uma estrutura virtualizada, irá atrair as empresas incomodadas com a ideia de lidar com muitas tecnologias de gerenciamento de mobilidade e com a integração que ainda precisariam fazer em cima disso."

Deixe seu comentário