Governo e empresas assinam memorando para estimular indústria de semicondutores

0

A Qualcomm Technologies, Engenharia de Semicondutores Avançada, Inc.(ASE), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), BNDES Participações S.A (BNDESPAR) e a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo) assinaram nesta quarta-feira, 8, um Memorando de Entendimento  (MOU da sigla em inglês) não vinculante para analisar mais oportunidades para fomentar o desenvolvimento de smartphones, bem como melhorar o ecossistema da Internet das Coisas (IoT) no Brasil.

O objetivo principal do MOU é estabelecer a base para a eventual criação de uma provável joint venture no Estado de São Paulo, após o cumprimento de várias condições, entre a Qualcomm Technologies, ASE e BNDES/BNDESPAR, que visam ampliar a indústria de semicondutores existente no Brasil.

Mais especificamente, o MOU reconhece que a viabilidade técnica, comercial e financeira do crescimento da cadeia de valor de semicondutores no Brasil, requer um esforço conjunto e coordenado de todas as partes para satisfazer as várias condições legais e de negócios. Sujeitas aos termos e condições estabelecidos no MOU, a Qualcomm Technologies, ASE e BNDES/BNDESPAR vão procurar estabelecer uma joint venture que seja dedicada à fabricação de semicondutores de multicomponentes com sistemas em pacotes de próxima geração para incorporação em smartphones e outros dispositivos da IoT.

"A participação neste MOU tem dois significados importantes: ela contribui para a expansão e o desenvolvimento de tecnologias relacionadas com telecomunicações no Brasil, e também acontece em um momento importante em que o País volta a crescer e atrair investimentos", destaca o ministro Gilberto Kassab.

"Nossa equipe está em processo de coleta de informação estratégica em um esforço conjunto para encontrar um local adequado para uma possível unidade de fabricação, caso a joint venture seja formada. Acreditamos que a qualidade da infraestrutura e do capital humano do Estado de São Paulo fazem com que ele seja o centro da cadeia de produção tecnológica na América Latina", comenta Ermínio Lucci, diretor da Investe São Paulo. A agência está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

"Nos últimos 30 anos, os produtos e tecnologias da Qualcomm Technologies criaram, apoiaram e ajudaram a acelerar a indústria móvel", disse Cristiano Amon, vice-presidente executivo da Qualcomm Technologies, Inc. e presidente da QCT. "Como os dispositivos móveis continuam gerando um impacto positivo para a sociedade, estamos ansiosos para apoiar a indústria de semicondutores no Brasil, seguindo com a promessa de conectar os dispositivos móveis ao nosso redor sempre".

"Esperamos que as transações contempladas neste Memorando de Entendimento, após análise e aprovação, possam reforçar a participação do Brasil na cadeia de valor de semicondutores, e em especial atender ao ecossistema local de smartphones e desenvolver o ecossistema da Internet das Coisas," complementa Rafael Steinhauser, vice-presidente sênior e presidente da Qualcomm América Latina.

"Como a principal empresa de montagem e teste de circuitos integrados do mundo, estamos entusiasmados com a oportunidade de expandir a nossa presença no Brasil, e gerar valor para a indústria brasileira de alta tecnologia por meio do desenvolvimento e fabricação de nossa tecnologia de SIP avançada", disse Dr. Tien Wu, diretor de operações da ASE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.